alongamento para a lombar
Crédito: Freepik
em

Como fazer exercícios de alongamento para a lombar

Veja as dicas de quem entende do assunto e comece a praticar em casa todos os dias para evitar ou aliviar as dores

A lombar é parte inferior da coluna, na região do quadril. Muitas pessoas que sofrem com dor nas costas reclamam que o foco da dor é na lombar e os motivos podem ser muitos, desde artrose até problemas renais. Por isso, a primeira coisa a fazer é ir ao médico para uma avaliação. Mas, se o seu corpo permite fazer todos os movimentos normalmente, também pode experimentar começar a fazer exercícios de alongamento para a lombar.

Quando você alonga a musculatura das costas antes de começar o seu dia e depois que termina suas atividades, a dor que já existe diminui ou nem começa. Além do mais, você deixa seu corpo melhor preparado para atividades diversas do dia a dia, evitando lesões que podem ocorrer por não estar devidamente alongado. Veja como fazer.

Veja também: melhores exercícios para ter uma boa postura

Alongamentos para a coluna lombar

Todos os exercícios de alongamento para a lombar devem ser feitos com cautela e com movimentos lentos, respeitando os limites do corpo. Não tente fazer um alongamento que ainda não consegue ou a dor poderá piorar. Vá no seu ritmo, evoluindo mais e mais a cada dia.

Inclusive, vale lembrar que esses exercícios não servem apenas para quem sente dor na lombar, mas sim, para quem está em perfeito estado de saúde e quer continuar assim.

Sentado

Nesse vídeo abaixo, o fisioterapeuta ensina três tipos de alongamento para a lombar que você pode fazer com facilidade em casa, basta ter uma cadeira confortável e que permita se sentar com a postura correta. Observe que não é apenas a região lombar que é trabalhada, pois o corpo humano é uma unidade que está interligada de todas as formas, por isso é importante ter atenção a todos os movimentos. Veja como fazer:

No chão

Agora, as dicas são do preparador físico e massoterapeuta para fazer em casa, mas dessa vez usando um tapetinho de borracha no chão e encostado na parede para servir de apoio. Veja que os movimentos são bem leves, pois não é preciso mexer demais o corpo para alongar, apenas colocá-lo na posição correta para que os ossos todos se alinhem, aliviando a dor.

Com pilates

O pilates é tipo de exercício físico criado na década de 1920 e que se chamada contrologia. Pilates foi o nome dado mais tarde em homenagem ao seu criador. O pilates consiste na prática de mais de 500 exercícios que visam trabalhar o alongamento, a boa postura, o equilíbrio entre o corpo e a mente, beneficiando a saúde de modo geral. São exercícios que não geram impacto e respeitam as limitações de cada pessoa.

Yoga para dor na lombar

Assim como o pilates, a prática da yoga também visa promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, manter o corpo alongado, equilibrado, fortalecido e saudável, mas ainda vai além, promovendo a meditação, que é uma prática milenar. A yoga oferece  diversas posturas, cada uma para objetivos e níveis de dificuldade diferentes. Então, veja no vídeo algumas que podem ser feitas para aliviar as dores na lombar.

19 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como limpar o ouvido

Como limpar o ouvido corretamente com 5 dicas seguras

dicas de como tratar herpes labial

Como tratar herpes labial: uma infecção comum, mas incômoda