Alongamento facial
Crédito: Freepik

Alongamento facial para eliminar rugas funciona mesmo?

Entenda o que é esse exercício para o rosto, se ele funciona realmente e como fazer passo a passo

Publicidade

À medida em que o tempo passa, a pessoa acaba acumulando experiências – boas ou ruins – que ficam marcadas, tanto na mente quanto na pele. Cada gargalhada gostosa que ajudou a reforçar as marquinhas em volta dos olhos vale todos os segundos. Também, aquela preocupação com o futuro, com um problema, que te fizeram amadurecer e aprender, é válida e importante.

Cada ruga no rosto conta sua história e, a partir disso, tem sua beleza única. Claro que tem gente que prefere fazer com que elas apareçam mais lentamente, buscando formas de lidar com isso. E é aí que a indústria de cosméticos enriquece. Mas será que é realmente necessário que se compre um creme antirrugas, para lidar com elas?

Nada disso! Além de diversas alternativas caseiras, você pode também fazer exercícios faciais ou a nova moda das celebridades: o alongamento facial. Ele promete uma pele mais firme, eliminando aquelas linhas de expressão ainda bem fininhas. Mas será que faz realmente alguma diferença na pele?

Alongamento facial funciona: sim ou não?

De acordo com a criadora do método, Magda Zorzella, o alongamento facial ajuda a relaxar e fortalecer a musculatura ao mesmo tempo. Isso faz com que a pele e músculos envelheçam com saúde, no seu melhor estado. De quebra, ainda ajuda a reduzir linhas de expressão e retardar o aparecimento de rugas.

Publicidade

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Método MZ de Fono&Estetica (@metodomzfonoestetica) a

Ela diz que o alongamento sozinho não é suficiente, sendo importante também aprender a mastigar e engolir corretamente. Além disso, a forma de falar, se expressar e sorrir podem influenciar na velocidade da formação das ruguinhas. Uma das suas clientes famosas, que está divulgando o método, é a apresentadora de TV Daniela  Albuquerque.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Daniela Albuquerque???? (@danialbuquerquetv) a

Ela mostra como pratica o alongamento no dia a dia, que deve ser feito duas vezes. Mostra também os equipamentos utilizados e movimentos feitos, todos ensinados pela fonoaudióloga. Interessante, não é? Veja então como fazer esses alongamentos em casa, sem equipamentos, de acordo com uma fonoaudióloga, especialista em estética facial.

Como fazer em casa?

De acordo com a fisioterapeuta Gisele Valdstein, realmente tem como minimizar a aparência das rugas e fortalecer a musculatura do rosto. São exercícios simples, que devem ser feitos duas vezes ao dia, para que dêem efeito.

Pálpebras caídas

Para flacidez nas pálpebras, que acaba estimulando a formação dos pés de galinha e o acúmulo de pele sobre os olhos, ela indica esse exercício:

Publicidade
  • Coloque o indicador e dedo médio em forma de V, em ambas as mãos;
  • Encoste no canto dos olhos, pressionando levemente;
  • Feche a abra os olhos 10 vezes, repetindo por 3 séries.

Bigode chinês

A ideia é tirar o peso da musculatura e reforçar a musculatura, fazendo com que a marquinha no entorno da boca, seja reduzida. Veja como fazer:

  • Suavemente, coloque suas mãos nas laterais da boca, na linha do bigode chinês;
  • Pressione de leve, fazendo um movimento em direção às têmporas,
  • Ao mesmo tempo, faça o movimento como se quisesse dizer ‘O’, com a boca mais fechada;
  • Deixe alguns segundos, solte e repita em 3 séries de 10 movimentos.

Rugas na testa

Ela acontece por causa da repetição de movimentos no músculo frontal. É absolutamente normal que se tenha, pois faz parte da expressão durante a comunicação. Porém, se te incomoda, veja como relaxar o músculo e suavizar as linhas.

  • Coloque seus dedos em volta das linhas de expressão, onde os da mão direita vão puxar para cima e os da esquerda, para baixo;
  • Faça os movimentos em todo o comprimento de cada ruga;
  • Repita em 3 séries de 10.

Veja mais detalhes e os passos no vídeo abaixo.

PODE GOSTAR TAMBÉM