em

Alimentos transgênicos: o que são, vantagens e desvantagens

Saiba quais são os principais pontos a favor e contra esses tipos de ingredientes

alimentos transgênicos
Crédito: Pixabay

Você já deve ter ouvido falar sobre os alimentos transgênicos e provavelmente ouviu falar mal. Esses alimentos estão presentes na vida de quase toda a população, exceto para quem cultiva os próprios alimentos em casa e não compra nada no supermercado, o que é raro acontecer. Saiba o que realmente são esses alimentos, vantagens e desvantagens para decidir mantê-los ou exclui-los do seu cardápio.

O que são alimentos transgênicos?

Os alimentos transgênicos são aqueles cuja genética foi modificada de maneira artificial, em laboratório, e transformada em algo que não existe na natureza. Eles são chamados de Organismos Geneticamente Modificados (OGM). Essa alteração genética pode ser feita usando genes de outras espécies ou da mesma que está sendo estudada.

Os cientistas modificam um determinado gene de uma espécie de planta ou animal, conferindo a ela novas qualidades. Mas, como na maioria das coisas no mundo, há sempre um lado bom e um lado ruim.

Vantagens e desvantagens

alimentos transgênicos vantagens e desvantagens
Crédito: G1

De um lado, os cientistas dos laboratórios de biotecnologia defendem que seu trabalho visa melhorar a qualidade dos alimentos. De outro, ativistas defendem que esses alimentos geneticamente modificados são um risco à saúde. Os dois lados existem e cabe a você tomar a decisão de consumir ou não, com base nas vantagens e desvantagens a seguir.

Vantagens

Graças às transformações nos genes, existe uma melhoria dos nutrientes em muitos dos alimentos modificados, além de um aumento na resistência das plantas diante de uma praga e dos animais diante das doenças.

Desse modo, as plantas ficam mais resistentes a herbicidas, possibilitando que o veneno seja utilizado, mas que somente as pragas sejam eliminadas, sem que as plantas fiquem correndo riscos. Além disso, há esses benefícios:

  • Elevar a produtividade e diminuir os custos dos produtores;
  • São alimentos acessíveis;
  • Recebem reforço de determinados nutrientes para serem mais saudáveis;
  • Ficam com aparência e sabor mais apetitosos;
  • Reduz-se o desperdício durante o consumo, pois pode-se reduzir, por exemplo, as quantidades de sementes em um maracujá para que sua polpa seja melhor aproveitada;
  • É possível reduzir gorduras e componentes nocivos em determinados alimentos;
  • Têm a aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que garante que a ingestão de transgênicos, como o milho e a soja, não provoca danos à saúde.

Desvantagens

Por outro lado, há quem afirme que esses alimentos, por não “existirem” na natureza, podem causar diversos problemas de saúde.

Além disso, por conta das modificações provocadas no alimento, as suas propriedades nutricionais podem não ser preservadas, o que também não é compatível com o que dizem os cientistas.

Esse é um tema polêmico, que gera muitas dúvidas e pesquisas que apontam para possíveis mudanças no organismo por conta do consumo de alimentos geneticamente modificados.

Entretanto, nada que seja confirmado ou proibido pela Organização Mundial de Saúde ou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O que, de fato, ocorre, é o aumento do uso de agrotóxicos, já que os alimentos estão blindados contra esses químicos, mas as pessoas acabam por consumir uma quantidade muito superior ao considerado saudável.

Lista de alimentos transgênicos

Você pode encontrá-los com muita facilidade no supermercado. Para identificar esse tipo de ingrediente, basta consultar o rótulo, pois essa informação é obrigatória. Veja como identificar alimentos transgênicos e confira a lista dos mais comuns no Brasil:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Soja;
  • Milho;
  • Mamão;
  • Queijo;
  • Abobrinha;
  • Salmão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

o que fazer no final de semana programas

O que fazer no fim de semana: 9 programas para todas as companhias

diu mirena

DIU Mirena: preço, vantagens e efeitos colaterais