alimentos ricos em zinco
Crédito: Freepik
em

Alimentos ricos em zinco: benefícios e efeitos da carência

A falta de zinco afeta o organismo como um todo, pois esse mineral atua em funções muito importantes para sa saúde

Você sabe o que o zinco pode fazer pela sua saúde? Pouco se fala desse mineral tão importante e o que a sua falta pode causar no corpo humano. Apesar de ser necessária uma pequena quantidade de zinco no organismo, essa quantidade não é tão fácil assim de se consumir se não estiver atento. Então, descubra quais são os alimentos ricos em zinco para incluir na sua alimentação e não ficar com deficiência desse mineral.

Veja também: alimentos ricos em magnésio

Por que comer alimentos ricos em zinco?

funções dos alimentos ricos em zinco no corpo
Crédito: Freepik

Para se ter uma ideia da importância do zinco na alimentação, de forma equilibrada, esse mineral participa do funcionamento de mais de 300 enzimas no organismo humano. Quando ele está em falta, as principais deficiências são no sistema imunológico e na regulação hormonal. Ou seja, afetam o corpo inteiro.

Mantém o sistema imunológico fortalecido

O zinco é fundamental para que o sistema imunológico funcione com eficiência. Ou seja, aquelas gripes e resfriados constantes podem indicar uma deficiência de zinco, devido a uma fraqueza no seu sistema de defesa.

Cicatrização e reprodução de células

Assim como o zinco é essencial para o sistema imune, acaba sendo uma consequência que ele também seja um elemento importante na cicatrização de feridas, ajudando a regenerar as células da parte machucada.

Além disso, não é só para a cicatrização de feridas que a reprodução de novas células é importante, mas sim, para renovar o corpo inteiro o tempo todo, o que também ajuda a prevenir o câncer.

Prevenção de doenças cardiovasculares

O zinco está presente na composição das células que revestem os vasos sanguíneos. Logo, quando ele está em quantidade suficiente no organismo, mantém essas células fortes e saudáveis, protegendo os vasos sanguíneos contra inflamações e o acúmulo de colesterol ruim em suas paredes.

Mantém o equilíbrio e funcionamento do sistema endócrino

O sistema endócrino é composto pelas glândulas internas no corpo que são as responsáveis pela produção e liberação dos hormônios. Sendo assim, ele ajuda na prevenção e controle do diabetes e de problemas na glândulas tireoide.

Estar com o sistema endócrino em bom funcionamento é essencial para manter a boa saúde, pois o corpo inteiro perde o equilíbrio quando os hormônios estão desregulados.

Saúde dos homens

O zinco é muito importante para a produção de espermatozoides e a manutenção da próstata. Uma quantidade baixa de zinco no corpo do homem pode levar a problemas desde a falta de libido até aumento do risco de câncer de próstata.

Saúde das mulheres

Embora precisem menos de zinco do que os homens, esse mineral também é importantíssimo para as mulheres. Ele participa do processo e produção dos óvulos, mantendo o sistema reprodutor saudável e em bom funcionamento. Também atua na densidade óssea que afeta muitas mulheres a partir dos 50 anos, período em que muitas começam a desenvolver osteoporose.

Alimentos ricos em zinco

O zinco está presente em alimentos de origem animal e vegetal, dos mais simples que se consome no dia a dia. Como a quantidade necessária por dia é relativamente pequena, basta manter uma alimentação saudável e equilibrada para consumir o bastante.

  • Ostras e lagostas;
  • Carnes (principalmente vermelha e fígado);
  • Castanhas: nozes, castanha-do-Pará, amêndoas;
  • Leguminosas: feijão, lentilha, amendoim, grão-de-bico, soja;
  • Ovos;
  • Laticínios;
  • Aveia;
  • Semente de abóbora;
  • Chocolate meio amargo ou amargo.

Sintomas da deficiência de zinco

sintomas de deficiência de zinco
Crédito: Freepik

A deficiência de zinco provoca o aparecimento de infecções, perda de apetite, acne, queda de cabelo, dificuldade de crescimento nas crianças e adolescentes, e piora da visão no período da noite.

Além do mais, como você viu, o zinco participa de processos que são importantes para o funcionamento do corpo todo, de forma generalizada. Logo, a sua deficiência pode abrir espaço para uma série de desequilíbrios e doenças de todos os tipos.

O sistema imune fica fraco e as chances de contrair bactérias e vírus aumenta;

O sistema endócrino fica desregulado e o desequilíbrio hormonal altera o peso, o humor, a temperatura do corpo, o sono, a fome, a saúde da pele e do cabelo.

Quais as quantidades ideais de zinco no organismo?

Depende. Existe uma média, mas cada organismo é único e tem suas próprias necessidades. Quanto à média, as crianças precisam de 10 mg ao dia, as mulheres de 12 mg e os homens de 15 mg. Quando as mulheres estão grávidas passas a necessitar de 15 mg e essa quantidade aumenta para 16 mg quando estão amamentando.

Para saber as quantidades de zinco ideais para o seu corpo, consulte seu médico. Mas, de modo geral, basta comer alguns dos alimentos ricos em zinco de forma equilibrada, um pouco em cada refeição, e terá o bastante para suprir as necessidades diárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
como tingir roupa com chá

Como tingir roupa com chá e café para tecido de algodão e renda

expectorantes naturais

3 Expectorantes naturais poderosos para eliminar o catarro