em

Principais alimentos que combatem a insônia

Veja quais são os melhores alimentos para proporcionar uma boa noite de sono
alimentos que combatem a insônia
Crédito: Freepik

Já tentou dormir e mesmo que o cansaço prevalecesse, não conseguiu? É muito ruim essa sensação, porque além de gerar fadiga no dia seguinte, desgasta emocionalmente. Para combater esse problema, existem alguns alimentos que combatem a insônia, sendo muito importantes para a produção do hormônio responsável por uma noite de sono mais tranquila.

Melhores alimentos para combater insônia

Esses alimentos responsáveis por diminuir ou inibir esse problema são fáceis de encontrar? Veja abaixo quais são esses alimentos que combatem a insônia e surpreenda-se como eles são bastante presentes no dia a dia das pessoas.

Mousse diet de maracujá

Para que essa receita surta o efeito adequado, é importante que não haja açúcar na composição dela, pois o açúcar gera glicose para o organismo e, no processo da sua queima, o organismo produz energia e agitação. Por possuir maracujá, esse mousse é muito eficaz como um doa alimentos que combatem a insônia, devido a suas propriedades calmantes.

Por se tratar de um alimento mais elaborado para ser preparado, confira abaixo a receita de como fazê-lo em sua casa.

Ingredientes

Maracujá: 1 pacote de polpa de maracujá ou 6 maracujás médios;
Leite condensado: 1 lata;
Creme de leite: 1 lata;
Gelatina sem sabor: 2 folhas;
Mel: 1 colher.

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite;
  2. Acrescente a polpa do maracujá e a gelatina sem sabor já diluída em 2 colheres de água morna;
  3. Bata por mais alguns minutos e ainda com o liquidificador ligado, retire a tampinha de cima e adicione o mel;
  4. Despeje a mistura em um refratário de vidro, colocando o plástico filme por cima;
  5. Leve o doce para a geladeira por pelo menos 4 horas, para que possa engrossar e ficar gelado.

Suco de cereja

alimentos que combatem a insônia cereja
Crédito: Unsplash

O suco de cereja é ótimo para auxiliar na chegada do sono, de um modo natural e prático. Isso porque a cereja é rica em triptofano, aminoácido essencial que estimula a produção da melatonina.

Por isso, esse suco ajuda a manter o ciclo de sono, causando sonolência e reduzindo a temperatura corporal, além de trabalhar em conjunto com o sistema nervoso central para sincronizar o relógio biológico.

Leite morno

Essa é uma dica entre os alimentos que combatem a insônia tradicionalmente dada pela vovó, mas que possui fundamento, mesmo tendo estigma de senso comum.

O leite morno é uma excelente opção para quem almeja ter uma boa noite de sono pois, quando aquecido, é uma boa fonte de melatonina, gerando sono após o consumo. Além disso, ele tem um potencial relaxante, pois é capaz de despertar boas memórias da infância e do cuidado materno, acalmando a mente.

Veja também: Causas da insônia

Alimentos que causam a insônia

Além de consumir os alimentos corretos antes de dormir, quem sofre de insônia também deve evitar outros durante a noite. Por isso, veja quais são os alimentos causadores da insônia, para evitar o consumo deles depois do anoitecer.

Molho de tomate

O molho de tomate deve ter o seu consumo evitado durante a noite devido ao seu alto teor de acidez ,que pode aumentar o período de digestão e causar azia. Por isso, não se deve ingeri-lo até três horas antes de dormir, para que haja tempo do organismo digeri-lo adequada e o controlar o pH.

Queijos envelhecidos

alimentos que combatem a insônia queijos
Crédito: Unsplash

Embora sejam um acompanhamento maravilhoso com vinho, excelente para uma degustação noturna, eles não são recomendados para serem ingeridos antes de dormir. Isso porque esse tipo de queijo possui tiramina, um aminoácido que provoca a libertação de noradrenalina, um estimulante que faz o organismo estar mais alerta para reagir à influência do meio externo.

Couve flor

Por fazer parte do grupo dos vegetais crucíferos, a couve flor é carregada de fibras insolúveis que atrasam a digestão. Isso impede o indivíduo de ter um sono tranquilo, devido ao incômodo da lenta digestão que atrapalhará o bom desenvolvimento do sono.

Dormir bem exige um compromisso com uma rotina noturna. Veja no vídeo:

 

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como fazer conserva de pepino
Como fazer conserva de pepino
acerola
Conheça os benefícios da acerola e como plantar em casa