Alimentos perigosos para as crianças
Crédito: Freepik
em

9 Alimentos perigosos para as crianças

Os pequenos podem engasgar com vários tipos de alimentos. Muito cuidado na hora de escolher o que vai dar para seu filho pequeno comer

Publicidade

Todo mundo engasga com algum alimento às vezes. Mesmo nas pessoas que mantêm a calma e sabem como aplicar a manobra de Heimlich para desengasgar, um engasgamento pode ser muito perigoso, com risco de morte por asfixia.

Agora, imagine o risco de uma criança pequena engasgar e não ter um adulto por perto para ajudá-la imediatamente. Esse risco é maior com determinados alimentos que são mais difíceis de comer ou que podem escapar para a garganta antes de serem devidamente mastigados. Veja quais são.

Publicidade

1. Balas e chicletes

Nos anos 90, centenas de crianças engasgavam com as famosas balas Soft, que tinham um formato de disco e eram lisas, facilmente escorregando e ficando trancadas na garganta. Mas não é apenas esse tipo de bala que é perigosa. Qualquer bala ou goma de mascar deve ser evitada por crianças pequenas.

2. Uvas

Para serem ingeridas de forma segura, as uvas devem ser cortadas ao meio e as sementes devem ser removidas.

Publicidade

3. Frutas secas

Essas frutas, por serem secas, podem ficar presas na garganta. Corte em pedacinhos pequenos para facilitar a deglutição ou, se ficarem presas, não bloquearem a passagem de ar.

4. Oleaginosas

Nozes, castanhas e avelãs devem ser trituradas ou quebradas em pedacinhos menores, e dadas para as crianças que já mastigam bem os alimentos, já que são duras.

5. Pipoca

Só a partir dos 4 anos é que a pipoca deve ser oferecida a criança, e ainda assim, com supervisão, pois existe o risco de engasgar com o piruá ou com as casquinhas.

Publicidade

6. Azeitonas

As azeitonas devem ser evitadas antes dos 4 anos, principalmente com caroço, mas também por causa da alta concentração de sal e conservantes. Quando for oferecer, não esqueça de remover o caroço.

7. Carne

As carnes, mesmo em pedacinhos, podem ser difíceis de mastigar. Devem ser oferecidos cortes bem macios, desfiados ou amassados.

8. Leite

O problema é quando o leite é oferecido em grande quantidade e a criança toma deitada. Mesmo sendo na mamadeira, a criança deve estar sentada para tomar o leite.

Publicidade

9. Vegetais crus

Ofereça sempre em formato de palitinhos para a criança ir mordendo. Os pedaços já picados podem causar engasgo por serem mais difíceis de mastigar e a criança engolir o pedaço sem mastigá-lo.

como cuidar de asplênio

Como cuidar de asplênio: uma linda folhagem para sua coleção

estrogonofe de salsicha

Como fazer estrogonofe de salsicha: 5 Receitas fáceis