em

Manobra de Heimlich: como fazer passo a passo

Já ouviu falar da manobra de primeiros socorros para que ajuda a desengasgar? Veja como deve ser aplicada.
manobra de heimlich
Designed by Freepik

No ano de 1974, não faz muito tempo, um médico norte-americano chamado Henry Heimlich desenvolveu uma técnica na qual usa-se as mãos para pressionar o diafragma de quem estiver engasgado. O objetivo é forçar uma tosse para que o objeto seja expelido. Por isso, foi batizada de Manobra de Heimlich.

Ela pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade, mas conforme a situação, há mudanças na maneira de fazer. Veja agora o passo a passo de como aplicar a manobra em três situações: pessoas acordadas, pessoas desmaiadas e bebês.

Manobra de Heimlich em pessoas acordadas

Quando perceber que alguém está engasgando, aja imediatamente. Primeiro diga para a pessoa tossir com força. Depois, aplique 5 palmadas na parte superior das costas. Se não desengasgar, aplique a manobra:

1. Aproxime-se da pessoa e diga que você vai fazer uma manobra para ajudar.

2. Posicione-se atrás da pessoa e envolva os braços na região superior do abdômen, posicionando as mãos entre o umbigo e o tórax. Coloque primeiro uma das mãos fechadas e com o polegar para cima, depois a outra mão por cima.

3. Puxe as duas mãos com força, para dentro e para cima, 5 vezes seguidas. Pare e veja se conseguiu expelir o objeto. Do contrário, tente mais uma vez.

Se mesmo depois de algumas tentativas, você não conseguir fazer com que o objeto saia pela boca, chame a emergência porque a pessoa vai desmaiar por falta de ar e precisa ser socorrida por profissionais.

Manobra de Heimlich em pessoas desmaiadas

Pode acontecer de o objeto obstruir completamente a garganta da pessoa e, por falta de ar, ela desmaia. Mesmo chamando a ambulância, aplique a manobra da seguinte forma:

1. Deite a pessoa no chão, de barriga para cima.

2. Sente-se de frente para a vítima, sobre a sua bacia ou pernas.

3. Posicione suas mãos abertas, uma em cima da outra, no centro da região próxima ao tórax. Faça uma pressão forte, para dentro e para cima, com o peso do seu corpo. Repita até a pessoa dar sinal de vida.

4. Se você perceber que a pessoa parou de respirar, mude a manobra e comece a fazer uma reanimação, com massagem cardíaca e respiração boca a boca.

Manobra de Heimlich em bebês

Como a anatomia dos bebês ainda está em formação, a posição mais eficaz para remover um objeto da garganta da criança de colo é a seguinte:

1. Primeiro, deite o bebê sobre o seu braço, de barriga para cima e com a cabeça um pouco mais para baixo (a cabeça fica virada para sua mão e os pés para o seu peito). Abra a boca dele e observe se o objeto pode ser puxado para fora.

2. Caso não seja possível retirar o objeto, vire o bebê com a barriga para o seu braço, incline o braço um pouco para baixo e apoie a mandíbula do bebê na sua mão para que a garganta fique reta.

3. Aplique 5 palmadas com a base da sua mão nas costas do bebê, sem exagerar na força, apenas deve ser firme.

4. Se não resolver, vire novamente o bebê de barriga para cima no seu braço e, com os dedos médio e indicador, faça compressões no tórax do bebê, entre os mamilos. Repita algumas vezes até desengasgar.

Como fazer a manobra em você mesmo

O que fazer quando você está sozinho em casa e engasga com uma comida? O jeito é aplicar a manobra de Heimlich em si mesmo. Por isso, antes de tudo fique calmo para proceder da maneira correta.

1. Tente tossir com bastante força, algumas vezes.

2. Caso o objeto ou alimento não saia, feche o punho da sua mão principal e posicione na parte superior do abdômen (mesmo local para fazer em outras pessoas). Faça um apoio colocando a outra mão por cima dessa.

3. Empurre, para dentro e para cima, com força, algumas vezes.

4. Se precisar de mais força, use uma cadeira ou poltrona. Posicione-se atrás desse móvel, de modo a apoiar seu abdômen superior na parte de trás do encosto.

5. Mantenha as mãos na posição e projete-se na direção do encosto, para conseguir empurra com mais força.

Acompanhe no vídeo abaixo os movimentos exatos que deve fazer para aplicar a manobra de Heimlich. Você pode salvar uma vida!

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
salada de feijão branco
Receita de salada de feijão branco
engraxar sapato com casca de banana
Como “engraxar” sapatos com casca de banana