alimentos para melhorar a memória
Crédito: Freepik
em

8 Alimentos para melhorar a memória

Confira esses alimentos maravilhosos para elevar a saúde do seu cérebro

Você se esquece das coisas muito rapidamente? Não se preocupe, em uma rotina tão intensa é difícil mesmo manter tudo em ordem. Porém, pode-se melhorar a capacidade do cérebro, tornando-o mais eficiente. Para isso, confira os melhores alimentos para melhorar a memória, usando-os no seu dia a dia.

Quais são os melhores alimentos para melhorar a memória

Alguns alimentos são fundamentais para colaborar na manutenção de uma boa memória, através da otimização do desenvolvimento cerebral. Desse modo, confira abaixo alguns desses incríveis alimentos para melhorar a memória, incorporando-os ao seu cardápio diário.

1. Uvas

As uvas são frutas bastante benéficas para a memória, otimizando os processos cerebrais. Isso deriva do fato de elas possuírem fisetina em sua composição, nutriente muito importante para o bom funcionamento do cérebro.

Além disso, quase todas as uvas são ricas em flavonoides (exceto as verdes). Fator que ajuda a proteger o sistema nervoso, influenciando no controle da meia vida das células neurais.

2. Ovo

O ovo é um ótimo exemplo dentre os alimentos para melhorar a memória. Isso é explicado porque ele é rico em um nutriente chamado colina.

A colina é responsável por melhorar o desempenho no processo de aprendizagem e facilitar na obtenção de informações importantes. Isso colabora bastante para manter a boa memória durante o envelhecimento, através da proteção das células do cérebro contra os desgastes causados pelo meio externo.

Além de oferecer todos esses benefícios, comer ovo também contribui bastante para a prevenção do mal de alzheimer. Isso porque ele é um alimento bastante rico em ácido fólico.

3. Morango

O morango é uma fruta muito poderosa para a potencialização dos neurônios. Isso decorre do fato de que ele é bastante rico em fisetina. Esse componente eleva exponencialmente o desempenho mental, colaborando na diferenciação das funções neurais.

Por isso, o consumo de morango toda manhã é uma forte ferramenta para cultivar uma melhor memória. Além disso, diversas partes do organismo se beneficiarão com essa medida.

4. Tomate

O tomate, assim como o morango, é rico em fisetina. Isso faz com que esse fruto também entre na lista dos alimentos para melhorar a memória.

Além disso, o tomate é rico em licopeno, que é um antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres. Por isso, ele reduz consideravelmente os danos causados nas células cerebrais.

5. Salmão

alimentos para melhorar a memória salmão
Crédito: Unsplash

O salmão é um alimento completo, sendo muito importante para a ideal preservação das funções cerebrais. Isso é explicado pelo fato de ele ser rico em ômega 3, nutriente poderoso para a saúde mental.

Por isso, o salmão é muito importante para a preservação da saúde cerebral. Se ingerido ao menos 1 vez por semana. ele já faz diferença. Vale lembrar que outros peixes também podem desempenhar esse mesmo papel, como o atum e a sardinha.

6. Quinoa

A quinoa é um alimento muito comum para quem está em dieta. O que poucos sabem, é que ela também facilita o correto desenvolvimento da saúde cerebral. Isso porque a quinoa é rica em ômega 3, assim como o salmão.

7. Linhaça

A linhaça, assim como a quinoa, é muito associada ao emagrecimento. Por possuir ômega 3, ela é poderosa para preservar a ideal saúde mental.

A linhaça pode se adaptar facilmente a uma dieta. Isso porque ela pode ser consumida como farinha ou em seu formato original, o que faz dela um alimento muito versátil.

8. Brócolis

O brócolis também auxilia significamente para o fortalecimento do setor cognitivo. Esse propriedade provém do fato de ele possuir um alto teor de vitamina K, o que aumenta o potencial de armazenamento de informações e poder de interpretação.

Dicas úteis para melhorar a memória

A memória pode ser balanceada de um modo complementar à alimentação, com algumas técnicas bem simples. Desse modo, otimiza-se o poder mental de um modo mais rápido. Confira abaixo uma lista com essas técnicas:

  • Praticar jogos que estimulem a memória, como sudoku e caça palavras;
  • Tentar memorizar números aleatórios;
  • Tentar fazer cálculos sem o uso de papel;
  • Fazer constantes associações, para estimular as conexões neurais;
  • Ler livros;
  • Aplicar mapas mentais.

Possíveis causas da perda de memória

Alguns fatores são responsáveis para influenciar na perda de memória, confira abaixo quais são:

  • Depressão;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Falta de vitamina B2;
  • Hipotireoidismo;
  • Uso de drogas;
  • Sono insuficiente;
  • Mal de alzheimer.

Para ir além da memória, veja esses exercícios para estimular o cérebro!

20 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
benefícios da vitamina D

6 Benefícios da vitamina D

vitamina c

Benefícios e como tomar vitamina C