em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

10 Alimentos que devemos comer com moderação

Listamos as comidas com substâncias que podem fazer mal à saúde se consumidas em excesso

alimentos que devemos comer com moderaçao
Crédito: Freepik

Existem alguns ingredientes que são consumidos amplamente ao redor do globo, mas que possuem um certo grau de toxicidade ou nutrientes maléficos para o corpo, quando ingeridos em excesso. Portanto, conheça os 10 alimentos que devemos comer com moderação para que se tenha uma vida mais saudável.

Veja também: como identificar alimentos transgênicos 

Quais os alimentos que devem ser ingeridos com moderação?

No cotidiano, nem sempre há o tempo disponível para que se leia o rótulo de todo produto consumido. Porém, essa é uma experiência interessante para ser feita, pois os alimentos têm, cada vez mais, componentes químicos que podem ser problemáticos para a saúde. Confira os 10 alimentos que devemos comer com moderação e reduza a presença deles na sua mesa.

1. Atum

O problema do atum é a elevada concentração de mercúrio e de metais pesados encontrados no peixe, o que exige muito esforço dos rins e sobrecarregam o órgão na hora de filtrar e eliminar substâncias. Por essa razão, é recomendado que grávidas excluam o alimento da sua dieta para evitar casos de intoxicação por metais pesados.

2. Noz-moscada

A noz dá um sabor marcante à comida, mas ela é tão forte, que deve ser consumida com moderação. Quando usada em excesso pode provocar vômitos e até alucinação. Mas é em excesso mesmo, não se preocupe com aquela pitada que você joga na sua comida.

3. Amêndoa

A ingestão de amêndoa tem benefícios, mas malefícios também. Na sua composição há cianeto de hidrogênio, que pode gerar intoxicação. Para você ter uma ideia, o cianeto de hidrogênio é bastante volátil e é tóxico, sendo o gás que fora utilizado nos campos de concentração, durante o período sombrio do holocausto (no qual milhões de judeus foram mortos pelo regime nazista).

4. Tomate verde

Opte sempre por comer tomates maduros. Nos tomates verdes há um composto chamado de solanina, que é nocivo para a saúde e pode provocar diarreias, arritmias e tonturas. Ou seja, se for utilizá-lo deve ser com moderação.

5. Batata inglesa verde ou com brotos

A batata deve ser comida apenas quando estiver madura. Evite ingerir o tubérculo verde ou já com aqueles brotinhos para fora. Assim como o tomate verde, os níveis de solanina não diminuem mesmo se o alimento for cozido, o que pode causar intoxicação.

6. Baiacu

Quem conhece bem sobre esse peixe, sabe que ele é venenoso. Em seu preparo, há o corte das glândulas que liberam o veneno – tetrodoxina – o que retira o risco de morte por intoxicação. Porém, uma pequena quantidade desse veneno é mantida propositalmente para que haja uma leve intoxicação na língua. Deve-se ter bastante cuidado para que não se coma muitos pratos com baiacu, a fim de evitar o acúmulo da substância venenosa no organismo.

7. Enlatados

Os produtos enlatados são terríveis para a saúde, pois possuem um alto teor de sódio, corantes e conservantes. Mesmo assim, o principal motivo para que esses alimentos sejam consumidos moderadamente é o bisfenol presente na lata, que é levemente absorvido pelo produto em si. Esse químico pode provocar o surgimento de diabetes, infertilidade e câncer de mama.

8. Adoçante

Muitas pessoas confundem e acham que o adoçante é saudável e o açúcar faz mal. Na realidade, o consumo desses adoçantes artificiais é péssimo para a saúde e acaba provocando o ganho de peso e o aumento do teor de açúcar no sangue. Além de modificar – progressivamente – a metabolização da glicose pelo corpo. Por isso, opte pela stevia que é natural ou até mesmo pelo açúcar demerara ou mascavo.

9. Cereais infantis

Sucrilhos, Nescau… Cereais infantis, em geral, tendem a colocar um teor absurdo de açúcar em sua composição para que o público alvo se sinta atraído pelo sabor docinho. No cereal infantil há, em media, a proporção de peso de 56 gramas de açúcar para cada 100 gramas do alimento, o que o torna um alimento a ser evitado.

10. Soja

A soja brasileira tem sofrido modificações genéticas nas últimas décadas,  por exemplo: a soja cultivada no centro oeste foram modificadas pela EMBRAPA, na década de 1970, para que pudesse ser cultivada em regiões mais quentes. É muito importante que haja um certo controle no consumo da planta a fim de evitar as versões transgênicas.

Algum desses alimentos que devemos comer com moderação era recorrente na sua mesa? Compartilhe!

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

7 Benefícios do milho

dicas para emagrecer rapido

10 Dicas para emagrecer rápido