Alimentos que agravam dores crônicas

Nos dias de hoje, as pessoas recorrem a analgésicos e outros fármacos para tratar dores e se esquecem de que a alimentação pode ser a melhor solução.

Publicidade

Com o passar do tempo, o corpo vai ficando enfraquecido e surgem aquelas dores crônicas como as artrites, fibromialgia e outras dores nas articulações e nos músculos, que causam muito desconforto e angústia.

Conforme é do conhecimento geral, a maioria dos analgésicos que existem, ajudam a esquecer determinadas dores por algumas horas, mas passado o tempo de efeito, a dor volta a atacar. Isto acontece, porque na verdade, os analgésicos não vão curar definitivamente os seus problemas e por isso, se você passa por essas complicações, o melhor é encontrar alternativas.

Antes de tomar um analgésico ou outro remédio, você tem que saber qual é a causa da sua dor. Nem sempre é fácil de detectar o motivo, mas se cuidar da sua alimentação vai notar diferenças.

Hoje lhe vamos mostrar alguns alimentos que deve evitar e que a vão ajudar a perceber o que está provocando essas dores. Confira aqui esses alimentos:

Publicidade
  1. O primeiro exemplo são os cereais. Todo o mundo gosta de comer cereais no café da manhã ou no lanche, mas esses grãos e sementes são pesados para o intestino. Você demora muito tempo a digerir eles e isso pode dificultar o trato intestinal – assim surgem as inflamações crônicas. Para mais, se você for vulnerável ao glúten (que faz parte da composição da maioria dos cereais), essas inflamações se vão expandir. Existe ainda, na composição das sementes, as lectinas (proteínas não imunológicas) e ácido fítico (uma espécie de anti-nutriente), que dificultam a absorção de magnésio, cálcio e outros minerais vitais para o seu organismo. Faça a experiência de retirar esses cereais da sua alimentação habitual para saber se são a causa do seu problema.
  1. O açúcar é outro carboidrato que agrava as dores musculares e as dores nas articulações. Ele afeta profundamente o nosso intestino e não deixa as articulações, os músculos e o corpo relaxar e se revigorar. Se você ingerir açúcar em demasia, ele vai permanecer no corpo, fazendo pressão física sobre alguns órgãos do nosso corpo e é isso que vai provocar dor.
  1. Se você é vulnerável ao glúten, também vai ser, provavelmente, sensível a lacticínios. O leite pasteurizado sofre alterações durante o processo industrial e perde os nutrientes bons, que existem no leite não pasteurizado. Além disso, esse leite contém hormônios artificiais e outras substâncias químicas ruins, que podem provocar efeitos negativos na saúde dos tecidos do corpo. Em resumo, evite tomar leite pasteurizado.
  1. O álcool faz parte de um dos piores alimentos para a dor. Se ingerir álcool em excesso, isso pode quebrar a flora intestinal, o seu corpo vai ficar indefeso e vai promover o desenvolvimento de fungos no seu organismo. Tenha cuidado com a quantidade que bebe, para não agravar os seus problemas. Se quiser testar se ele é a causa da sua dor, evite ele completamente.
  1. Finalmente, outra das substâncias que você deve evitar é o óleo vegetal refinado, seja ele de soja, de girassol, canola ou milho. Todos eles são geneticamente alterados. Está comprovado cientificamente que eles contribuem para a dor e para a inflamação, no entanto continuam sendo utilizados em nossa casa e em lanchonetes.

Retire esses produtos da sua alimentação pelo bem da sua saúde e dos seus ossos.

PODE GOSTAR TAMBÉM