Alimentos para evitar em caso de herpes
Crédito: Freepik
em

12 Alimentos para evitar em caso de herpes – e os que deve comer mais

A alimentação faz muita diferença para evitar que o vírus se manifeste e se multiplique cada vez mais

Publicidade

A herpes é um vírus que se contrai uma vez e nunca mais é eliminado do corpo. Ele pode passar muito tempo adormecido, mas quando o sistema imunológico se enfraquece, o vírus volta a trazer os sintomas de feridinhas incômodas, seja na região da boca, dos órgãos genitais ou mesmo como a perigosa herpes-zóster, que é um outro nível da doença.

A alimentação é um dos fatores que pode facilitar ou dificultar a manifestação dos vírus da herpes no organismo. Por isso, existem alimentos que devem ser evitados quando a herpes está ativa, na intenção prevenir a multiplicação dos vírus.

Alimentos para evitar se tiver herpes com frequência

Os alimentos que devem ser evitados por pessoas que têm sintomas de herpes com frequência são aqueles que contêm um aminoácido chamado arginina, pois ele aumenta a multiplicação dos vírus. Então, essas pessoas devem evitar consumir:

Publicidade
  1. Aveia;
  2. Milho;
  3. Trigo;
  4. Coco;
  5. Suco de laranja;
  6. Oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas;
  7. Presunto;
  8. Salame;
  9. Uvas-passas;
  10. Feijão preto;
  11. Cacau;
  12. Grãos de amaranto.

Não significa que esses alimentos sejam ruins para o organismo, pelo contrário. A arginina é importante para a cicatrização, melhora as defesas do organismo, desintoxica, atua na formação de hormônios e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

No entanto, existe esse ponto negativo nas pessoas que têm herpes com frequência, então tome cuidado para não ficar com a alimentação defasada. Não elimine por completo todos esses alimentos ao mesmo tempo da sua dieta, pois eles comprem com outras funções importantes. Na dúvida, converse com seu médico para adaptar sua alimentação.

Alimentos que ajudam a tratar herpes

Já sabendo o que não deve comer, veja também quais são os alimentos que favorecem a cura das feridinhas, pois fortalecem o sistema imunológico, ajudando a adormecer os vírus novamente:

Publicidade
  1. Frutas vermelhas;
  2. Sementes (linhaça, chia, girassol, abóbora);
  3. Peixes;
  4. Iogurte natural;
  5. Banana;
  6. Carnes;
  7. Leite e derivados;
  8. Soja.

Essa lista é composta por alimentos ricos em ômega-3 e em lisina, aminoácido que contribui com a diminuição dos vírus. Mas, basicamente, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, o mais natural e colorida possível.

Se os sintomas não desaparecerem dentro de alguns dias, consulte seu médico para saber se existe algum outro problema impedindo que a herpes vá embora.

Dica do Dr. Dráuzio Varella para dormir mais rápido

Dica do Dr. Drauzio Varella para dormir mais rápido

transformações para fazer na sua casa depois que seus filhos se mudam

5 Pequenas transformações para fazer na sua casa depois que seus filhos se mudam