Álcool em gel pode enfraquecer as unhas e fazer o esmalte durar menos
Crédito: Freepik

Álcool em gel nas unhas: produto pode enfraquecer e fazer o esmalte durar menos

Como evitar que isso aconteça? Veja essas dicas

Publicidade

O álcool em gel virou a principal forma de manter as mãos e os objetos desinfetados do coronavírus. Mas, ao mesmo tempo, o álcool resseca tudo o que toca, e por isso, pode deixar a pele danificada, enfraquecer as unhas e fazer o esmalte durar menos.

Se a pele e as unhas estiverem ressecadas, começam a descamar em pedacinhos. É isso que acontece com a pele das mãos e com as unhas quando você usa álcool em gel muitas vezes ao dia.

A pele descama e podem até surgir lesões. As unhas ficam mais fracas, lascam e quebram com facilidade. O esmalte também é afetado pelo álcool e resseca, saindo mais rápido. Mas então, o que fazer para manter a proteção contra o coronavírus, sem prejudicar as mãos?

Lave as mãos ao invés de usar álcool

Sempre que estiver em casa ou tiver a oportunidade, prefira desinfetar as mãos lavando-as na torneira com sabonete ou detergente. Deixe para usar álcool quando entrar em estabelecimentos ou quando não tiver como lavar as mãos.

Publicidade

Use creme hidratante para mãos

Os cremes hidratantes ajudam a preservar a água na pele e nas unhas. Use o creme várias vezes ao dia, e prefira os cremes feitos para mãos e unhas, que contêm nutrientes mais importantes para essa área do corpo.

Fortaleça as unhas

Você também pode usar uma base fortalecedora de unhas antes de aplicar o esmalte. Ela vai ajudar a repor os nutrientes e manter as unhas mais fortes, apesar do ressecamento causado pelo álcool.

Aplique base depois de esmaltar as unhas

Depois de passar o esmalte nas unhas, finalize com mais uma camada fina de base fortalecedora ou outra base simples. Ela vai servir como uma barreira extra de proteção, impedindo que o álcool toque diretamente o esmalte. Isso vai fazer com que seu esmalte dure pelo tempo normal.

Beba muita água

Para que o ressecamento do álcool não seja intenso, além dos cuidados já recomendados, lembre-se de beber pelo menos 2 litros de água ao longo do dia, todos os dias. Essa é a melhor forma de repor água em todo o corpo, evitando – ou pelo menos reduzindo o efeito negativo do álcool em gel.

Publicidade

Veja tambémUnhas onduladas: saiba o que significa e se tem tratamento

E mais: 15 Modelos de unhas decoradas com esmalte roxo

PODE GOSTAR TAMBÉM