alcachofra
Crédito: Pixabay
em

Para que serve a alcachofra

Você pode comprar esse vegetal em conserva para facilitar o consumo. Veja no que ele contribui com a sua saúde

De nome científico Cynara scolymus, a popular alcachofra é uma planta de ancestrais com origem africana. Seu nome popular vem do árabe al-kharshûf, que significa “planta espinhuda”. Ela pode ser cozida ou transformada em produtos para uso medicinal, como cápsulas, pó e suas partes desidratadas. Conheça os benefícios, cuidados a ter e como consumir.

Benefícios e para que serve

alcachofra benefícios
Crédito: Pixabay

Uma planta que chega a ter 1 metro de altura, ela é rica em fibras, água, minerais, vitaminas e, com isso, tem alto poder antioxidante. Sendo assim, veja no que ela beneficia a saúde.

Melhora o funcionamento intestinal

Por ser rica em água e em fibras, essa planta é boa para colaborar com o bom funcionamento dos intestinos. Logo, também vai contribuir evitando a prisão de ventre, o inchaço abdominal e melhorando a absorção de nutrientes no organismo.

Auxilia em uma boa digestão

Um dos benefícios dessa planta para a digestão é a sua capacidade de estimular a produção de ácidos gástricos que digerem os alimentos. Entretanto, justamente por causa disso, devem ser ingeridas com cautela por quem tem problemas estomacais e precisam evitar o excesso de ácido.

Protege as células

O grande poder antioxidante da planta é importante para a manutenção das células de todo o corpo. Quando as células estão protegidas contra a oxidação, previnem-se doenças e o envelhecimento precoce.

Regula o colesterol

Ela sozinha não cura o colesterol alto, mas contribui com o seu reequilíbrio, graças às suas fibras, que estão presentes em alta quantidade, suprindo 14% do total que o corpo necessita por dia.

Melhora o funcionamento do fígado

Na medicina alternativa, essa planta é amplamente usada no tratamento de problemas de fígado. São os seus antioxidantes silimarina e cinarina que atuam nessa finalidade, protegendo e regenerando os tecidos, e contribuindo com a produção e liberação da bile.

Propriedades nutricionais

Como você viu nos benefícios dessa planta para a saúde, seu valor nutricional é bem interessante. Veja o que consome em 100 gramas:

  • Valor energético: 47 kcal;
  • Gorduras totais: 0,15 g;
  • Sódio: 94 mg;
  • Potássio: 370 mg;
  • Carboidratos: 10,51 g;
  • Fibras: 5,4 g;
  • Açúcar: 0,99 g;
  • Proteínas: 3,27 g;
  • Cálcio: 44 mg;
  • Vitamina C: 11,7 mg;
  • Magnésio: 60 m;
  • Fósforo: 90 mg.

Alcachofra emagrece?

A planta não possui propriedades que atuam na queima de calorias. Mesmo assim é uma boa aliada na dieta de quem emagrecer, porque é rica em fibras, é diurética, desintoxicante, possui baixas calorias e quase nada de gorduras. Por ter grande valor nutricional, ajuda o corpo a ficar mais saudável e, como consequência, a perder peso com mais facilidade.

Como usar

É possível consumi-la de diferentes formas, com a própria planta fresca ou comprada em outros formatos.

Em receitas

Ter uma cabeça de alcachofra inteira é ter a possibilidade de fazê-la cozida ou gratinada e usar em diferentes receitas, como salada ou parte de molhos. Se preferir, ela também pode ser servida crua nas saladas.

Chá

Com as folhas que retira-se da “flor” da planta, pode-se fazer o chá, que é diurético e desintoxicante. É uma boa opção para quem quer emagrecer, ajudando a eliminar as toxinas, o inchaço e a melhorar a absorção de nutrientes. Basta misturar 4 gramas de folhas em 1 xícara de água fervente, deixar em infusão até amornar e beber.

Cápsulas

Também existe a forma em cápsulas que pode comprar na farmácia ou em lojas de produtos naturais. As cápsulas são recomendadas para quem quer emagrecer, mas devem ser prescritas pelo médico ou nutricionista.

Contraindicações e cuidados a ter

As cápsulas de alcachofra são contraindicadas para crianças, gestantes e lactantes. Por ser uma planta com um potencial laxativo, por conta das fibras, e também por estimular a produção de ácidos estomacais, deve ser usada com cautela por pessoas com problemas estomacais e de intestino solto.

Receita de coração de alcachofra assado

receita de alcachofra
Crédito: Menu Criativo

Se você não costuma ter esse vegetal no cardápio, aproveite para conhecer uma receita simples, de forno, que pode servir como petisco ou acompanhamento. É feita somente com a parte bem interna das folhas, o coração. A forma mais prática é comprando em conserva que se encontra nos supermercados.

Ingredientes

Coração de alcachofra em conserva: 200 gramas;
Maionese: 1 colher (sopa);
Alho amassado: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Escorra a água da conserva, corte os corações ao meio e disponha em uma forma;
  2. Em um potinho, misture o alho amassado com a maionese. Distribua uma camada por cima de cada metade coração. Se gostar, pode polvilhar um pouco de orégano ou pimenta;
  3. Leve para assar por 20 minutos, até que a maionese doure. Já pode servir quando tirar do forno.

Se você tiver em casa uma alcachofra fresca e não souber como preparar, veja esse vídeo:

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os efeitos esperados, deve aliar o consumo do vegetal a uma dieta saudável e à prática de atividade física regular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

transtornos mentais

Os 5 mais comuns transtornos mentais

chá de alcachofra

Chá de alcachofra: benefícios e como fazer