água ionizada
Crédito: Freepik

Água ionizada: saiba o que é e quais os benefícios

Se você pensava que toda água potável é igual, saiba que não é bem assim

Publicidade

Beber pelo menos dois litros de água por dia é a recomendação básica de médicos e nutricionistas para manter uma boa manutenção das células e sistemas do corpo inteiro. Mas nem sempre a água que se está bebendo é de boa qualidade ou poderia ser ainda melhor, como é o caso da água ionizada. Se nunca ouviu falar a respeito, saiba mais sobre ela agora e veja se é uma boa escolha para ter na sua casa.

Veja também: benefícios e como preparar chá de folhas de laranja

O que é?

A água ionizada é feita por meio de um processo chamado de eletrólise, quando ocorre sua separação em água ácida e alcalina.

Relembrando os conceitos escolares para compreender o que é esse tipo de água, é importante saber que o equilíbrio iônico da água é formado quando as próprias moléculas de água fazem sua ionização, ou seja, quando formam íons hidrônio e hidróxido.

Publicidade

Todo átomo no seu estado fundamental é eletricamente neutro, já que possui a mesma quantidade de prótons (partículas positivas) e elétrons (partículas negativas). Porém, ao perder ou ganhar elétrons, esses átomos tornam-se espécies químicas eletricamente carregadas, que são denominadas de íons.

Benefícios à saúde

como fazer água ionizada
Crédito: Freepik

Os benefícios dessa água também incluem as propriedades da sua alcalinização, além do seu poder antioxidante e maior condições de hidratar o organismo.

Equilíbrio do organismo

Para que a água seja considerada alcalina ela precisa ter um pH superior a 7,5, considerando que o pH neutro é 7. Mas geralmente os tipos de água de garrafinha ou da torneira possuem um pH bem abaixo disso, fazendo com que a água seja mais ácida.

A diferença é que a alcalina consegue deixar o sangue em seu estado natural saudável que também é alcalino, neutralizando e, em partes, os efeitos de todos os alimentos e medicamentos ácidos que se consome e que desequilibram o organismo, aumentando o risco de doenças.

Publicidade

Ação antioxidante

Ela tem o poder de ajudar a recuperar e restabelecer a saúde das células de todo o corpo. Assim, é possível prevenir ou retardar a ação do tempo que, muitas vezes, ocorre por causa do excesso de radiciais livres no organismo que danificam as células. Com a água ionizada sendo ingerida dentro de um estilo de vida saudável fica mais fácil prevenir o envelhecimento precoce e diversas doenças causadas pelo desequilíbrio nessa quantidade de radiciais livres.

Maior poder de hidratação

Pode parecer estranho que um tipo de água seja mais hidratante do que outro, mas é verdade. No caso da ionizada, seus processos químicos promovem uma quebra no agrupamento das moléculas de H2O, fazendo com que se reagrupem em partes menores, alcançando mais profundamente todas as partes do corpo.

Como fazer água ionizada alcalina com limão

Para fazer a sua água alcalina em casa é simples, pois os próprios vegetais adicionados à água criam uma reação química de alcalinização. Um ótimo exemplo é misturar água com limão que é uma fruta ácida, mas que se transforma em alcalina quando entra no organismo.

Publicidade

A receita é muito simples. Só precisa cortar um limão ao meio na hora em que for utilizar e espremer seu suco dentro de um copo de água. Meio limão para 200 mililitros de água é o suficiente. Então é só beber. Prefira sempre fazer essa água de limão na hora para que ela não perca suas propriedades nem oxide, o que também altera o sabor.

PODE GOSTAR TAMBÉM