água com gosto ruim
Crédito: Freepik
em

Água com gosto ruim: o que pode ser e como resolver?

Gosto de cloro, gosto de mofo ou gosto terroso na água são sinais de que ela não está totalmente pura

Água boa não tem gosto, cheiro e nem cor. Se você está consumindo água com qualquer tipo de sabor ou cheiro, ou com uma cor que não seja transparente, não está certo. Saiba identificar a causa do problema para saber como resolver.

Desequilíbrio de produtos químicos

Não é adequado, mas é bem comum que a água da rede saia com um pouco de gosto e cheiro de cloro de vez em quando. Isso pode acontecer porque, lá na estação de tratamento da água da sua cidade, foi adicionada uma quantidade maior do que deveria desse produto químico.

Como resolver?

Geralmente a água volta ao normal dentro de algumas horas. Mas, para evitar consumir água com esse sabor, a solução é investir em um purificador de água. Existem diversos modelos, como o filtro de barro, as jarras com filtro e os purificadores que são conectados direto no cano da rede ou na torneira.

Falta de limpeza do bebedouro ou purificador

Se você já usa algum tipo de purificador ou bebedouro de água que você compra em galão, e mesmo assim sente um cheiro e um gosto semelhante a mofo na água, o problema pode ser a falta de limpeza do equipamento, ou a limpeza incorreta.

Os purificadores elétricos, que são conectados direto na rede de fornecimento de água, não precisam de limpeza interna. Mas é necessário fazer a troca do filtro a cada 6 meses ou a cada 3 mil litros de água consumida. Do contrário, deixarão de purificar a água e poderão causar o gosto e o cheiro ruins.

Já os filtros de barro, jarras com filtro e bebedouros para galões de água precisam ser higienizados com certa frequência, pois o contato da água com o recipiente por muito tempo leva à formação de colônias de fungos.

Água velha

Já se você usa um filtro de barro ou bebedouro com galão e a água está parada ali dentro, sem ser consumida há alguns dias, ela está velha. Nesse caso, vão se desenvolver micróbios na água, que são pequenas algas. Elas vão deixar a água com um sabor mais terroso, com cheiro de chuva. Parece bom, mas quer dizer que a sua água está velha e precisando ser trocada.

Como resolver?

Quando o problema é a limpeza, você precisa fazer do jeito certo, sempre que for trocar o galão de água ou abastecer o filtro de barro. E quando a água está parada no recipiente há dias, também precisa trocar e fazer uma limpeza.

Como limpar purificador e bebedouro de água

Como limpar bebedouro e purificador de água do jeito certo

filha de 4 anos morreu em acidente com prato de vidro

“A dor é horrível”: mãe fala da filha de 4 anos que morreu em acidente com prato de vidro