acupuntura estética
Crédito: Freepik
em ,

Acupuntura estética: conheça os benefícios e indicações

Essa técnica da Medicina Chinesa é muito antiga e traz resultados não só estéticos, mas também para a saúde física e emocional

A acupuntura é uma terapia alternativa e complementar que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e que já é aceita, em muitos casos, pela Medicina Tradicional Ocidental. Trata-se de utilizar pequenas e finas agulhas para ativar pontos de pressão no corpo e aliviar os sintomas de diversos problemas de saúde. Mas, além da acupuntura para tratar da saúde, existe também a acupuntura estética. Se nunca ouviu falar, saiba agora quais são as indicações, benefícios e como o tratamento é aplicado.

Indicações para a beleza

A acupuntura estética não é uma invenção moderna. Ela foi desenvolvida entre 2.677 e 2.577 a.C. pelo Imperador Amarelo, na China. Para a Medicina Tradicional Chinesa, a beleza externa de uma pessoa é o reflexo da sua boa saúde interna.

Sendo assim, ela está totalmente relacionada à acupuntura feita para revitalizar a saúde física e emocional. Por isso, um bom tratamento não vai tratar só da aparência, e sim, de reequilibrar o organismo como um todo. Essa prática é utilizada para diferentes indicações:

Emagrecimento

Atua em conjunto com outros cuidados diários para promover a eliminação de peso extra e redução de medidas. Vale lembrar que o emagrecimento permanente depende de uma série de novos hábitos e cuidados para ocorrer. Ele não é eficaz se recorrer apenas a um método, seja acupuntura, exercícios ou dieta separadamente; é necessário abraçar o conjunto de novos hábitos.

Lifting facial

Muitas pessoas buscam para tratar do envelhecimento da pele, que gera flacidez, linhas de expressão e queixo duplo, por exemplo. O bom resultado dessa terapia também depende de outros cuidados prescritos pelo dermatologista especializado nessa técnica.

Lifting mamário

Existe acupuntura estética até mesmo para tratar da flacidez das mamas que ocorre naturalmente após um período de amamentação ou mesmo por causa da idade. O tratamento visa tonificar e levantar as mamas até um determinado ponto, de acordo com a avaliação feita em cada paciente.

Adipólise

A adipólise é o tratamento realizado para reduzir a celulite e a gordura localizada, ativando o local e distribuindo a gordura que está acumulada em um ponto para que o corpo ganhe uma nova forma, mais lisa e simétrica, dentro do possível para cada caso.

Bombeamento circulatório

Pessoas que sofreram derrames ou têm muitos edemas, podem também se beneficiar dela, desde que seja recomendada e acompanhada pelo médico.

Modelação muscular localizada

Esse tratamento tem o objetivo de melhorar o aspecto da flacidez muscular, de acelerar a recuperação do corpo após o parto, tratar de dores e de lesões neuromusculares.

Estrias e cicatrizes

Assim como se pode tratar gorduras localizadas e celulites, a acupuntura voltada para a estética também pode ser aplicada para restabelecer a integridade dos tecidos, reduzindo as marcas de estrias e cicatrizes. Cada tipo de cicatriz vai ter um efeito, dependendo do caso avaliado pelo médico. Nem sempre vai sumir por completo, mas vai amenizar a aparência.

Como age no organismo?

beneficios da acupuntura estética
Crédito: Freepik

Realizar um tratamento estético com base na acupuntura traz para o organismo nada menos do que seu reequilíbrio. A pessoa terá uma melhora na oxigenação e circulação sanguínea e linfática do local onde as agulhas foram aplicadas. Assim, haverá uma melhora no metabolismo e sustentação dos tecidos.

Para a prevenção do envelhecimento precoce, por exemplo, são trabalhados pontos específicos para influenciar o campo energético que, quando está desequilibrado, traz as linhas de expressão antes do tempo esperado.

As agulhas fazem o tecido se regenerar, estimulando o corpo a produzir mais colágeno e oxigenação no local, renovando as células e, assim, a aparência da pele, que fica mais rejuvenescida.

Como é feita?

O tratamento estético é semelhante ao da acupuntura para tratar doenças. A pessoa vai ao consultório uma vez por semana para que o profissional faça a aplicação das pequenas agulhas nos pontos necessários, previamente determinados após uma consulta de avaliação.

Cada sessão pode durar de 25 a 40 minutos, em média, e a quantidade de sessões depende de cada caso, podendo ser 10 ou 20. Depois a pessoa realiza manutenções mensais. As sessões são bem tranquilas, não há motivo para sentir medo. Como as agulhas são muito finas e pequenas, a pessoa só vai sentir uma leve picadinha, mais suave do que numa injeção, e a agulha vai permanecer ali parada no ponto de pressão durante todo o tempo. No fim é removida e está pronto.

Lembre-se de que cada profissional vai atuar com métodos semelhantes, mas com pequenas diferenças. Então, o mais importante é buscar por um profissional que seja médico e especializado nessa técnica para garantir sua segurança e bons resultados.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
alergia ao pólen

Alergia ao pólen das flores: conheça os sintomas e o que fazer para evitar

batata-doce na airfryer

Como fazer batata-doce na Airfryer: receitas deliciosas e mais saudáveis