acne adulta como tratar
Crédito: Freepik

Acne adulta: causas, tratamentos e prevenção

Não são apenas os adolescentes que sofrem com a acne. Como você está cuidando da sua saúde na vida adulta?

Publicidade

A acne é um problema de pele que praticamente todos os adolescentes enfrentam, pois faz parte das mudanças do corpo na fase da puberdade. Porém, adultos também podem sofrer com os cravos e espinhas. Saiba agora quais são as causas da acne adulta, seus tratamentos e como prevenir que aconteça.

Quais são as causas da acne adulta?

As causas da acne adulta são basicamente as mesmas da acne na adolescência. De acordo com a dermatologista Patrícia Ormiga, a acne é uma doença inflamatória que surge por diferentes motivos, que podem ser:

  • Alterações hormonais;
  • Excesso de oleosidade na pele;
  • Estresse;
  • Poros entupidos por resíduos (poluição do ar, maquiagem);
  • Aumento da produção de sebo nos poros;
  • Predisposição genética;
  • Alimentação rica em gordura e açúcar;
  • Consumo de suplementos polivitamínicos (alguns podem desregular os hormônios).

A acne adulta é consequência da acne na adolescência?

Não, necessariamente. Muitas pessoas que não tiveram grandes problemas com a acne na adolescência podem ter acne adulta com bastante intensidade. E se você teve muita acne na adolescência, mas seu corpo está em equilíbrio na vida adulta, poderá nunca mais se preocupar com acne.

Tratamentos

Os tratamentos ideais para cada pessoa só podem ser recomendados pelo médico dermatologista. Primeiro é necessário avaliar a causa da acne, o estilo de vida da pessoa, sua rotina e seu histórico de saúde. Só depois que o médico compreender a causa, poderá recomendar o melhor tratamento.

Publicidade

Uso de anticoncepcional

Em muitas mulheres, a acne adulta surge por conta da desregulação hormonal, seja porque nunca fizeram uso de anticoncepcional ou porque interromperam o uso. Se você puder e quiser começar a tomar, seu médico poderá testar esse tratamento.

Os anticoncepcionais atuam na regulação dos hormônios femininos, reduzindo a produção de sebo que aumenta a oleosidade da pele e entope os poros, além de contribuir com a redução de sintomas da TPM, como o estresse, que pode gerar acne.

Cuidados com a alimentação

Uma alimentação desregrada, com excesso de gorduras e açúcares, também pode gerar a acne adulta. Então, mesmo que faça outro tipo de tratamento, o médico irá recomendar uma alimentação saudável e balanceada, especialmente evitando alimentos gordurosos, doces industrializados e bebidas alcoólicas.

Cuidados com a pele

Manter uma rotina de cuidados com a pele também é essencial para controlar e tratar a acne adulta.

Publicidade
  • É preciso sempre remover a maquiagem antes de dormir;
  • Limpar bem a pele com água micelar para remover os resíduos de maquiagem, oleosidade e poluição;
  • Usar protetor solar para pele oleosa;
  • Escolher cosméticos à base de água, que evitam o excesso de oleosidade na pele;
  • Evitar lavar o rosto em excesso, pois a pele muito seca produz mais sebo;
  • Usar produtos cosméticos para o seu tipo de pele.

Como prevenir a acne adulta?

Como você acabou de ler no tópico sobre os tratamentos, os mesmos cuidados valem para a prevenção da acne adulta. Se você já faz uso regular de anticoncepcional, é possível que a acne esteja sendo controlada por esse medicamento.

Além disso, se você mantiver uma alimentação de qualidade, cuidar da sua pele todos os dias, procurar manter sua mente equilibrada e livre do estresse constante, o excesso de oleosidade vai permanecer longe, e assim a acne será evitada.

Se mesmo com esses cuidados você perceber que está com excesso de cravos e espinhas, o melhor a fazer é consultar um dermatologista para investigar outras possíveis causas, como o uso de outros medicamentos ou uma predisposição genética.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM