em

Tudo que é preciso saber sobre ácido hialurônico e seus benefícios

É capaz reduzir rugas e de retardar o envelhecimento da pele, além de ter outros benefícios.

acido hialuronico
Créditos: Pixabay

Muitas pessoas gastam tempo e dinheiro para combater o envelhecimento da pele, porém grande parte dos produtos de beleza contém componentes que são tóxicos e prejudiciais à saúde. O ácido hialurônico é capaz de hidratar a pele e de suavizar linhas de envelhecimento. Conheça seus benefícios.

O que é e para que serve

O ácido hialurônico é uma substância que é produzida naturalmente pelo corpo. Ele é encontrado principalmente na pele, nas articulações e nas cavidades oculares, ajudando a reter o colágeno presente no organismo e hidratando, resultando em maior elasticidade e flexibilidade. Essa substância é muito indicada para reduzir os efeitos de hábitos que causam envelhecimento.

Hidrata a pele

Diante do envelhecimento, a cor e textura da pele se modificam. Uma de suas causas é a exposição ao sol durante a vida, que reduz a quantidade de água na pele e a envelhece naturalmente. O ácido hialurônico é capaz de hidratar e reduzir essa perda de água. Como resultado, a pele danificada passa a ter menos flacidez, rugas e secura.

Reduzir rugas

Os resultados de sua utilização podem ser evidentes após 2 ou 6 semanas, variando de pessoa para pessoa. Para resultados anti-envelhecimento realmente mais aparentes, a aplicação do ácido hialurônico ocorre de forma injetável, podendo reduzir a flacidez dos lábios, dos olhos e da pele em geral.

Feridas e queimaduras solares

O ácido hialurônico também mostrou-se eficiente para o tratamento de herpes labial, de feridas, de úlceras e de queimaduras. Isso porque proporciona umidade às regiões afetadas. Devido à hidratação, o organismo é capaz de transportar os nutrientes para os tecidos danificados de forma mais efetiva, combatendo também as inflamações.

Lubrifica as articulações

O ácido hialurônico é encontrado em todos os ossos, conectando tecidos, articulações, tendões e estruturas de cartilagem por todo o corpo. Isso acaba ajudando no amortecimento das articulações. Por isso, a utilização do ácido hialurônico ajuda a fortalecer a resistência ao desgaste e a diminuir a sensibilidade em articulações doloridas.

Atualmente, o ácido é utilizado em suplementos para tratamentos de dores e de lesões da osteoartrite indicadas e aplicadas pelos profissionais de saúde.

Ajuda a reduzir os olhos secos

O líquido da cavidade ocular é composto também pelo ácido hialurônico. Por meio de sua utilização pode-se obter maior hidratação dessa área, equilibrando os fluidos. É comum que esse ácido seja usado para tratamento de catarata ou durante cirurgias oculares.

Como usar e aplicação

Atualmente, o ácido hialurônico já é implementado em produtos de beleza. Ele pode ser encontrado à venda também em lojas de produtos naturais em forma de loção, de creme, de soro ou de suplemento. Para a aplicação injetável do ácido, é necessário requisitar o conteúdo a um dermatologista, que que será responsável por aplicar a injeção.

A utilização de forma tópica do ácido não é absorvida. Somente o ácido hialurônico de sódio, que é o sal desse ácido, é absorvido assim.

Efeitos colaterais do ácido hialurônico

O ácido hialurônico não causa efeitos colaterais iguais aos de produtos de beleza com químicos e com tóxicos em suas composições. Entretanto, pode causar outros problemas, como reação à substância. Se for aplicado de maneira incorreta pelo médico, pode haver graves complicações, como:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Hematomas;
  • Manchas;
  • Necrose;
  • Infecção;
  • Desenvolvimento de nódulos;
  • Granulomas;
  • Reação alérgica.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

cha para sinusite

Chá para sinusite: 4 infusões para solucionar esse problema

purê de batata-doce

13 receitas de purê de batata-doce para todos os gostos