Ação social traz mais visibilidade a catadores de lixo

Você tem consciência que os catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil?

Publicidade

O Brasil é um país muito grande, e da mesma proporção é a quantidade de lixo que a população produz. Por mais que hajam campanhas de reciclagem nas comunidades e empresas, apenas uma pequena parcela das pessoas separa o lixo para ser reciclado.

Para se ter uma ideia, somente na cidade de São Paulo, a mais populosa do País, são produzidas em média 20 toneladas de lixo diariamente. Mas então você deve se perguntar: para onde vai todo esse lixo, se nem sempre o caminhão da prefeitura passa na minha rua?!

Pois é, está na hora de reconhecermos o trabalho dos catadores de lixo. Estes profissionais são responsáveis por nada mais, nada menos que 90% do lixo reciclado. Mesmo assim, são marginalizados e desrespeitados pela própria população que os enxerga como incapazes e inferiores.

O trabalho de um catador não é fácil. Assim como qualquer outro trabalhador, eles acordam cedo e passam o dia na função, mas com a diferença de não terem seus direitos com uma carteira assinada, carregarem muito peso, lidarem com a sujeira e ainda terem que ouvir desacato das pessoas todos os dias.

Publicidade

De fato, ser catador não é o sonho de vida de ninguém que atua nessa profissão, mas é uma solução para não ficar no desemprego, especialmente para pessoas mais velhas, que não conseguem mais um lugar no mercado de trabalho, e para aqueles que nunca tiveram uma qualificação profissional e vivem em situação de pobreza.

Porém, não significa que eles não mereçam respeito, que não tenham sonhos e necessidades. Em defesa dos profissionais catadores, foi criado o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, que conta com 85 mil associados e registra um total de 800 mil trabalhadores em todo o Brasil.

Projeto em prol da visibilidade dos catadores

Além do Movimento dos Catadores, foi criado também o Projeto “Pimp My Carroça”, que realiza ações com grafiteiros que fazem arte nas carroças dos catadores, promovendo sua visibilidade na sociedade.

Esse apoio é muito importante para essa classe trabalhadora, que passa a ter mais autoestima, já que seu trabalho se torna mais valorizado, e também conscientiza a população sobre a importância de termos estes profissionais nas ruas para reciclar o nosso lixo, já que não somos capazes de fazer isso com o compromisso que deveríamos.

Publicidade

O projeto já inspirou ações em outros 12 países, que também buscam dar mais visibilidade e respeito aos catadores. Além do “Pimp My Carroça”, também foi criado um aplicativo chamado Cataki, que tem o objetivo de facilitar o contato com o catador quando há lixo para reciclar, o que é bom para ele e para quem não quer ficar com o resíduo em casa.

Agora, a intenção é angariar fundos para que os catadores tenham smartphones para que o aplicativo seja funcional. Para isso, foi criada uma loja online onde é possível comprar quadros, adesivos, camisetas e outros acessórios e itens decorativos.

Você pode fazer a sua parte na sua cidade, passando a enxergar os catadores como profissionais de respeito e valorizando o trabalho pesado que eles fazem para sobreviver, que também é fundamental para a sustentabilidade do planeta e da preservação da vida.

Publicidade

Conheça mais sobre o projeto:

PODE GOSTAR TAMBÉM