acabar com caracois
Crédito: Freepik
em

Como acabar com caracóis no jardim

Confira métodos eficazes e práticos para eliminar esses parasitas da sua casa

Quem gosta de cuidar de jardins sabe o trabalho que dá para manter o espaço bonito e com as plantas crescendo saudáveis. Por isso, é extremamente frustrante quando caracóis destroem os vegetais. Saiba como acabar com caracóis com 7 dicas.

Veja também: como manter um jardim bonito com praticidade

7 Formas de acabar com caracóis

Primeiramente, é importante destacar que caracóis se diferem de lesmas e caramujos, já que são terrestres e possuem conchas. Esses moluscos representam um problema para quintais e jardins, pois podem comer e destruir facilmente as folhas e flores. E eles são capazes de contaminar o ambiente com 400 ovos, reproduzindo-se em grande quantidade.

Um alerta importante para o caracol africano que, conforme o Ministério do Meio Ambiente , representa uma ameaça biológica e sanitária. Isso porque ele pode carregar vermes infecciosos dentro dele e não possui predador natural, o que exige que você saiba como acabar com caracóis por si só.

1. Faça a limpeza do seu jardim

O primeiro passo que você deve tomar é limpar o seu jardim. Esses animais adoram locais mais escondidos para habitar e se reproduzirem. Assim, retire do seu terreno todos os objetos que lhes possibilitem isso, como garrafas, pedaços de madeira, tijolos e pedras. Assim, você também os deixará mais expostos aos predadores naturais.

2. Faça uma revisão no seu terreno

Em seguida, você deve verificar o seu jardim. Investigue, planta por planta, uma a uma, e veja se encontra algum desses animais. Se os encontrar, retire eles com a sua mão, utilizando sempre um par de luvas. No caso de ter em seu jardim flores perenes, lírio e agapantos, tenha especial atenção, pois essas são as plantas preferidas tanto dos caracóis como das lesmas. Não se deve tocar nesse molusco com a mão sem proteção, pois isso pode provocar doenças sérias, principalmente se for um caracol africano.

3. Coloque armadilhas

O próximo passo que você deve tomar é o fabrico de armadilhas. Com essas armadilhas, você conseguirá eliminar alguns desses bichos que não conseguiu localizar na revisão do terreno. Existem vários exemplos de armadilhas possíveis.

Por exemplo: coloque cerveja em uma bacia grande. Esconda essa bacia na terra, permitindo que ela fique à mesma altura do solo. Deixe a bacia ficar e aguarde. Posteriormente deverá verificar, de vez em quando, se os caracóis e as lesmas caíram nessa armadilha que preparou.

Caso pretenda fazer com outro método, em vez da cerveja, você pode utilizar meia colher de sopa com leveduras e mel, misturados com uma colher de sopa com água e açúcar.

Utilizando cascas de carvalho e de ovos, você conseguirá fazer mais outra armadilha. Coloque-as à volta das plantas e funcionarão como repelentes, uma vez que são consideradas materiais desidratantes para a pele desses animais.

Por fim, coloque um vaso no seu jardim, virado para baixo, sem tocar na terra. Isso vai provocar sombra e esses animais vão se abrigar nela. Posteriormente, encontre-os e elimine.

4. Elimine fontes de água parada

Controle também as fontes de água parada, como poças em buracos, em pneus, nos pratinhos dos vasos. Isso se deve ao fato que os caracóis amam essas poças, já que eles estão acostumados com ambientes úmidos. Essa medida também evitará a proliferação de sapos e mosquitos, e previne surtos de doenças como a dengue o Zika vírus.

5. Cultive pássaros

Se o seu quintal for cheio de pássaros, essa pode ser a chance de acabar com caracóis. Essas aves são predadoras naturais dos caracóis e os ingerem com facilidade, desde os menores até os maiores, danificando suas conchas para facilitar o processo de digestão. Assim, você poderá colocar aquela água doce que eles adoram ou frutas, para atrai-los para o ambiente.

6. Use metaldeído

Na realidade, essa é a dica mais comum de se ver em órgãos de controle e outras instituições, já que o metaldeído é bastante comercializado para o controle de moluscos. Ele possui baixa toxicidade para humanos e outros animais, por isso é utilizado. Porém possui desvantagens, como  a possibilidade do caracol se retrair em sua concha, para diminuir drasticamente a superfície de contato com o produto, e assim não ser eliminado.

7. Utilize sulfato de cobre

O Ministério do Meio Ambiente comprovou qual é a armadilha mais eficaz para caracóis. Ela consiste em sulfato de cobre, cal e sabão em pó, tendo o cal como agente regulador para que o composto cúprico não destrua a sua plantação. Esse foi o único composto que matou 100% desses moluscos em um experimento, o que comprova sua eficácia.

Use essas técnicas para acabar com caracóis em seu jardim e compartilhe seus resultados!

5 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

casca de maçã

10 Benefícios da casca de maçã para a saúde

bombom de travessa

10 Receitas de bombom de travessa