em

Meu Deus!Meu Deus!

Abuso psicológico: 5 características das vítimas

As consequências do abuso psicológico podem ser devastadoras para a vida da vítima. Aprenda a identificar os sinais.

Pessoas que sofrem ou já sofreram com abuso psicológico acabam carregando sequelas por toda a vida, ou até que busquem ajuda e tratamento para se libertarem do mal que sofreram.

Os casos mais conhecidos de abuso psicológico são de homens sobre suas parceiras. Mas também podem acontecer em relações entre amigos, pais e filhos, netos e avós, e afins. Basta que estejam envolvidas uma pessoa manipuladora e outra com características de submissão.

Aproveitando-se das fraquezas da pessoa, o manipulador faz com que ela se sinta desvalorizada, culpada e inferior a ele e ao mundo à sua volta.

Entretanto, por estar apegada emocionalmente ao agressor, a pessoa não consegue perceber que está sendo abusada ou se sente incapaz de sair da situação, e muitas vezes o protege arrumando justificativas para seu comportamento.

Para identificar uma situação de abuso psicológico, é possível notar algumas características na vítima, seja aquela que atualmente vive a agressão ou que viveu no passado e hoje carrega suas marcas na personalidade. Veja quais são:

1. Insensibilidade

Depois de muito tempo tendo sua autoestima desvalorizada, a pessoa que sofre abuso psicológico pode bloquear sua capacidade de expressar sentimentos, bons ou ruins. Para evitar sentir-se mal novamente, o bloqueio impede que sinta-se vulnerável e exposta ao julgamento dos outros.

2. Dificuldade de relacionamento

O fator insensibilidade afeta a qualidade das relações da pessoa que sofre ou sofreu abuso psicológico. Ela não tem interesse ou não consegue voltar a confiar em alguém para uma relação afetiva ou mesmo para fazer novas amizades.

3. Depressão e ansiedade

Se não tratadas, as lembranças dos abusos tornam-se constantes e atormentadoras para a vítima. As agressões têm o poder de fazer a pessoa acreditar que realmente é inferior e culpada pelo que sofreu, desencadeando quadros de depressão e ansiedade.

4. Ressentimento

Antes de evoluir para um quadro depressivo, a vítima de abuso psicológico demonstra ressentimento profundo, seja por ela mesma ou pelo abusador. Torna-se uma sensação constante de tristeza, arrependimento, irritação e frustração.

5. Busca constante por aprovação

Para conseguir vencer os sentimentos destrutivos causados pelo abuso, muitas vítimas tentam se aproximar de outras pessoas e refazerem sua vida pensando no futuro, mas ainda assim, estão abaladas o suficiente para não serem confiantes em si mesmas. Buscam a aprovação de todos à sua volta, ficando muito sensíveis a qualquer sinal de reprovação.

Tratamento

Os tratamentos psicológicos ou psiquiátricos são uma forma muito importante de buscar ajuda para compreender o que aconteceu e conseguir seguir em frente.

O segundo ponto fundamental é cercar-se de pessoas que façam a vítima manter-se focada no presente e no futuro, ocupada com atividades e assuntos agradáveis para reestabelecer uma relação saudável consigo mesma e com os outros.

A recuperação é um processo lento e doloroso, que exige paciência e compreensão de quem está por perto, para manter a pessoa motivada e em constante resgate da sua autoestima.

Se você conhece alguém com estas características, já sabe que a situação é crítica e deve tomar cuidado com o que diz e faz em sua presença.

Se estiver disposto a ajudar, seja uma companhia agradável, não invasiva e incentive a busca por ajuda profissional. Compartilhe este artigo e ajude outras pessoas a identificarem situações de abuso psicológico.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Aveia: você sabe o jeito certo de preparar este alimento?
Oração para o foco e a concentração