abrir lata sem abridor
Crédito: Pixabay
em

Como abrir lata sem abridor: 3 dicas para salvar sua refeição

Cimento, colher e faca são os utensílios usados para ter acesso ao conteúdo das latas sem usar abridor

Os alimentos enlatados são muito práticos porque podem ficar armazenados por bastante tempo sem a necessidade de refrigeração. A variedade também é grande, com opções para preparar diversos pratos com rapidez. Mas, quando precisa usar um alimento enlatado e não tem um abridor de latas por perto, como fazer? Veja agora algumas técnicas fáceis de como abrir lata sem abridor.

Veja também: truques de cozinha para facilitar a rotina

Como abrir lata sem usar abridor

Veja três truques que não são tão práticos quanto usar um abridor de latas, mas que com um pouco de paciência e persistência resolvem o problema.

1. Desgastando as bordas da lata

Essa dica é a que você vai recorrer quando não tiver qualquer outra opção disponível, pois não é das mais práticas, e sim, em caso de emergência. Basta esfregar a parte da tampa da lata em uma superfície de cimento até que ela se desgaste. Você vai perceber que, ao desgastar, a tampa vai começar a soltar das bordas. Então, é só fazer uma pressão nas laterais para que a tampa se desprenda.

2. Usando uma faca

Essa é uma dica bem mais prática do que a anterior e que não vai estragar sua superfície de cimento esfregando a lata. Porém, é uma dica que exige muito cuidado, pois vai usar uma faca com ponta fina. Do mesmo jeito que você empurraria o abridor de latas na lateral da tampa para começar a abrir, fará com a faca. Confira no vídeo como é prático depois que faz uma vez e pega o jeito.

3. Usando uma colher

Essa é a dica mais segura de como abrir lata sem abridor, mas é claro que não é tão fácil quanto usar um abridor. Você vai esfregar a parte oval da colher sobre a tampa da lata na intenção de desgastá-la até furar. Depois, vai fazer o mesmo movimento do abridor para abrir a tampa por completo. O vídeo abaixo está em inglês, mas é possível compreender como fazer apenas vendo o procedimento.

Comida em lata faz mal?

Essa resposta depende. Existem os dois lados da moeda. Os alimentos enlatados não fazem mal quando são consumidos do jeito certo. Isso quer dizer que eles devem estar dentro do prazo de validade, com a lata totalmente lacrada antes do consumo e a lata nunca deve ser aquecida no fogo para evitar que libere propriedades químicas no alimento.

Dentro dessas condições, consumir alimentos enlatados é seguro. Agora, quanto à qualidade dos alimentos é outra questão, já que nem todos são a melhor opção para a saúde, como é o caso da salsicha, que é um embutido industrializado não recomendado em planos alimentares saudáveis.

Também é importante ressaltar que, enquanto alguns alimentos preservam melhor suas propriedades dentro da lata, como é o caso da sardinha, outros acabam perdendo determinados nutrientes, especialmente vitaminas, por causa do processo industrial, como ocorre com milho, ervilha e extrato de tomate, por exemplo.

De acordo com profissionais da Sociedade Brasileira de Nutrologia, em entrevista para o site Saúde Abril, esses alimentos ficam com uma quantidade de sódio elevada na lata, por isso devem ser consumidos com cautela por quem precisar ter cuidado especial com o sódio. O mesmo vale para as frutas enlatadas que têm muito mais açúcar concentrado do que as versões in natura.

8 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

potes de vidro

Potes de vidro decorados: 15 ideias lindas para uma decoração artesanal

pré-diabetes

Pré-diabetes: causas e prevenção e tratamentos