o abraço ideal para acalmar os bebês
Crédito: Freepik

Estudo mostra que existe um abraço perfeito para acalmar os bebês

Um bom abraço, de média intensidade e que dura de vinte a trinta segundos, tem o poder de deixar os bebês mais tranquilos

Publicidade

Um bom abraço é capaz de deixar qualquer pessoa mais tranquila, e isso vale para todas as idades, inclusive para os bebês. Muitas vezes eles choram porque estão cansados, assustados ou confusos, então o que os pais fazem é dar um abraço para tentar acalmar. E se esse abraço for dado do jeito certo, a tendência é de que a criança se acalme mais rápido.

Ao menos, foi isso que concluiu um estudo realizado na Universidade de Toho, em Tóquio, publicado no jornal Cell. Os pesquisadores reuniram vários bebês, seus pais e mulheres desconhecidas para ver qual era a reação de cada bebê ao ser abraçado de diferentes formas pela mãe, pelo pai e pela mulher desconhecida.

Durante os testes, cada um deles deveria abraçar o bebê durante 20 segundos. O primeiro abraço deveria ser com uma pressão moderada, e o segundo com uma pressão um pouco mais forte. Os pesquisadores usaram sensores de pressão para controlar a intensidade de cada abraço.

Eles também analisaram o movimento da cabeça dos bebês – quanto menos movimentos, mais calmo, e os batimentos cardíacos – quanto mais espaçados, mais calmo o bebê estava.

Publicidade

A conclusão desse estudo foi de que os bebês ficam mais calmos quando recebem abraços de média intensidade e com duração de 20 a 30 segundos. E se o bebê tiver até 4 meses de vida, o resultado será melhor quando ele for abraçado pelos próprios pais, e não por outra pessoa.

Veja também: faixinha de cabelo pode ser um risco para sua bebê

PODE GOSTAR TAMBÉM