Faixinha de cabelo pode ser um risco para sua bebê
Crédito: Freepik

Faixinha de cabelo pode ser um risco para sua bebê

Elas são um charme, mas podem prejudicar sua pequena. Conheça os problemas e como evitá-los

Publicidade

Certamente, toda menina ganha pelo menos uma faixa de cabelo no enxoval. Seja de alguma tia, avó, amiga ou até mesmo da mamãe. E como não achar a coisa mais linda, com lacinhos e outras fofuras? O problema é que, apesar de ser linda, a faixa pode apresentar riscos para a bebê. Saiba quais são e como escolher a mais adequada.

Riscos da faixa de cabelo em bebês

Ninguém tem dúvidas que as faixinhas são um graça, mas elas podem causar muitos problemas, se usadas do jeito errado. Veja quais são os principais deles.

1. Alopecia

O atrito constante da faixa com o couro cabeludo pode fazer com que os bulbos, ainda em desenvolvimento, não sustentem o fio. Além disso, se estiver apertada, irá reprimir a irrigação de sangue no local, reduzindo os nutrientes no bulbo capilar, causando assim queda de cabelo na região.

2. Asfixia

Se a bebê ficar com a faixa, mas sem a supervisão de um adulto, pode causar asfixia. Isso porque ela pode puxar e, com a falta de coordenação motora, apertar o próprio pescoço com ela. Outra possibilidade é de deixar no pescoço e, com a própria movimentação corporal, fazer com que ela fique presa.

Publicidade

3. Sufocamento

Muitas faixas têm lindas decorações, com laços, pedrinhas, bichinhos, flores… O problema é que eles podem ser retirados. E, como você sabe, o bebê leva tudo à boca, o que leva ao risco de engasgo e possível sufocamento com os adereços.

4. Insônia

Tente dormir com uma calcinha super apertada e veja o que acontece. A bebê sente a mesma coisa! É um incômodo pequeno, local, mas o suficiente para tirar o sono. Tudo o que ela quer é se livrar do problema, mas não sabe falar ainda e nem tem coordenação para tirar sozinha.

5. Má formação

Se a bebê fica com uma faixa apertada o dia todo, vai prejudicar na formação, já que ela ainda tem a moleira e o crânio está se desenvolvendo. Isso pode levar a um formato diferente da cabeça, que pode ser revertido, caso visto no início.

6. Pressão no nervo vago

Esse nervo é o responsável pelas reações sensoriais e motoras do trato gastrointestinal e cardíaco. Então, pode levar a reações inesperadas como um aumento do refluxo, irritação e afins.

Publicidade

Como escolher e usar

O ideal é não usar nenhum tipo de adereço na cabeça dos bebês, mas tem muita gente que ama. E se for feito com cuidado e constante supervisão, pode até ser possível. Para isso, tome alguns cuidados importantes, tanto na escolha do acessório quanto ao seu uso:

  • Nunca coloque faixas muito apertadas;
  • Se a bebê insistir em tirar e ficar irritada, não insista;
  • Escolha tecidos macios e elásticos;
  • Evite os turbantes e laços maxi por agora, eles são feitos com tiras longas que podem causar asfixia;
  • Nunca deixe a bebê com faixa e sem supervisão;
  • Escolha peças sem adereços ou objetos pequenos que possam ser inalados ou engolidos;
  • Use preferencialmente para passeio rápido e por poucas horas.

Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares que têm uma linda bebê em casa!

PODE GOSTAR TAMBÉM