em

Como fazer abóbora de Halloween

Para entrar no clima no Halloween, aprenda a fazer uma abóbora decorada e conheça a história dessa tradição
como fazer abóbora de halloween
Crédito: Pixabay

O Halloween é uma celebração muito antiga, que começou com o povo celta há 2 mil anos, na Irlanda. A festa original tinha o objetivo de celebrar o fim do verão, o começo das colheitas e que nada tinha a ver com a abóbora de Halloween. O nome original era Samhain, ou Dia das Almas.

Quando foi trazida para a cultura norte-americana, a celebração foi ganhando novos significados. Então, para os brasileiros, de tanto ver nos filmes de Hollywood, ficou comum associar essa data às fantasias de monstros e às famosas abóboras.

Mesmo que essa data, também chamada de Dia das Bruxas, que acontece em 31 de outubro, não seja oficialmente comemorada no Brasil, a temática é tão divertida que vale a pena entrar no clima.

Então, que tal aprender a fazer a sua abóbora de dia das bruxas com um vegetal de verdade, igual nos filmes? Veja o passo a passo e depois conheça a lenda da abóbora de Halloween para contar às crianças no dia da celebração.

Passo a passo de como fazer uma abóbora de Halloween

Para fazer uma abóbora de Halloween perfeita, é claro que o mais importante é você comprar uma abóbora. Tem que ser aquela do tipo moranga, que é a tradicional. Pode ser do tamanho que você quiser.

Lembre-se que se as crianças forem participar da confecção, um adulto deve estar no comando, porque será necessário o uso de faca e a casca da abóbora exige força e muito cuidado para ser esculpida.

1. Separe os materiais

O primeiro passo para fazer a abóbora de Halloween, depois de ter comprado a abóbora, é separar os materiais que vai usar. São bem simples.

Materiais

Abóbora moranga: 1 unidade;
Colher: 1 unidade;
Faca: 1 unidade;
Pote: 1 unidade;
Caneta: 1 unidade;
Vela: 1 unidade.

2. Corte o tampo da abóbora

segundo cortar topo abobora

Com os materiais reunidos, o próximo passo é pegar a faca e cortar o tampo da abóbora para poder remover todo o seu interior.

3. Esvazie a abóbora

terceiro retirar miolo abobora

Com o tampo removido, pegue a colher e vá tirando toda a polpa e as sementes de dentro da abóbora. Deixe-a praticamente vazia, mas não faz mal se sobrar um pouco de polpa nos cantos. O importante é ter espaço suficiente para a vela ficar apoiada com firmeza.

4. Faça o desenho do rosto

quarto desenhar rosto abobora

Em seguida, use a caneta para desenhar o rosto da abóbora. Faça os olhos, o nariz e a boca, nos formatos tradicionais que resultem em uma cara assustadora. Os olhos costumam ser triangulares, o nariz também e a boca tem um sorriso macabro.

5. Recorte o desenho

quinto recortar rosto abobora

Depois de marcar onde serão os olhos, o nariz e a boca da abóbora, só precisa cortar com a faça, de fora para dentro, para retirar as partes desenhadas.

6. Coloque a vela

sexto colocar vela abobora

Acenda a vela e coloque dentro da abóbora, bem no centro. Escolha uma vela com diâmetro mais largo para que consiga ficar de pé dentro da abóbora e também para que dure mais tempo.

7. Tampe a abóbora e apague a luz

setimo abobora de halloween pronta

Então coloque o tampo de volta sobre a abóbora para que a luz da vela fique mais clara. Está pronto, divirta-se!

Crédito das Imagens: Guia Infantil Brasil

Lenda da abóbora de Halloween

No dia de Halloween, quando estiver fazendo as abóboras com as crianças ou quando já estiver com elas prontas e todos reunidos para a festa, aproveite para contar uma história.

Essa não é uma lenda de terror, mas vai deixar as crianças no clima do Dia das Bruxas. Conheça a lenda da abóbora, adaptada para a cultura norte-americana, que é o principal símbolo dessa data.

Reza a lenda que havia um bêbado chamado Jack que morreu no dia 31 de outubro, de tanto beber. Então, depois da sua morte, ele foi negado a entrar no céu e no inferno porque passou a vida a enganar o diabo e a fazer coisas ruins.

Por causa disso, seu espírito foi condenado a vagar pelas ruas eternamente carregando velas dentro de uma abóbora para iluminar sua alma penada na escuridão. Todos os anos, no dia da sua morte, o último dia de outubro, ele aparece pelas ruas e se diverte assustando as pessoas com sua abóbora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios semente de girassol
5 Benefícios da semente de girassol
melhores fantasias de halloween
31 ideias para fantasias de Halloween