historia de joseph
Crédito: Uol
em

A história do menino Joseph: do aneurisma à volta às aulas

Conheça a história desse pequeno vencedor, que pegou a família de surpresa

Depois de perder os movimentos, a fala, a capacidade de mastigar e engolir, Joseph conseguiu uma grande vitória. Pôde ir para a sua primeira aula na escolinha, com grande parte das habilidades desenvolvidas. Um ano intenso de trabalho diário, que reflete no resultado que surpreendeu os médicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, aneurisma cerebral é uma expansão atípica de uma artéria do cérebro. Ele cria uma grande pressão em diversas áreas do cérebro, além de poder haver rupturas, com hemorragia. O médico Dráuzio Varella diz que é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, porém existem casos congênitos, muito raros.

E foi o que aconteceu com esse pequeno guerreiro. Apesar de não ter completado nem mesmo a primeira década de vida, já enfrentou uma dura prova. Acordou no meio da noite em meio a um aneurisma cerebral que tirou até  seus movimentos. Conheça mais a sua história e como ele conseguiu superar tudo.

Joseph: do aneurisma para a escola

joseph escola
Crédito: Uol

Ann Marie e Joseph Federico, pais do pequeno Joseph, não imaginavam o que estaria por vir. Depois de um dia agitado, brincando como qualquer outra criança, seu filho foi descansar. Uma boa noite de descanso, para outro dia de muito esporte e brincadeiras.

Porém, eles não imaginavam que essa seria a pior noite da vida deles. Ann, em final de gestação e com outro bebê para cuidar, também descansava. Porém, ela e o marido foram acordados no meio da noite com um grito do filho mais velho.

Foram ao quarto e viram que ele gritava e vomitava muito, ficando preocupados. Acharam que era problema estomacal, mas quando ele começou a desfalecer, viram que era mais complexo. Chamaram então a ambulância, que chegou rapidamente ao local, acionando o helicóptero. O caso era grave e tinha que ser atendido não em pronto socorro, mas no hospital.

Quando chegaram ao local, com o filho desacordado, tiveram que se afastar do pequeno para que ele fosse diretamente para a sala de cirurgia. Ele estava sofrendo um aneurisma cerebral e se não operasse, poderia vir a óbito. E foi o que fizeram, rapidamente o levaram para a sala de cirurgia.

Cirurgia

joseph cirurgia
Crédito: Uol

A cirurgia foi muito complexa e arriscada, sem que tivessem certeza de que o pequeno sobreviveria. Mas ele conseguiu, tendo 40% do seu crânio retirado. Além disso, foi necessário fechar a região – extremamente dilatada – com pele humana de cadáveres.

À medida em que o cérebro desinchava, era feita uma nova cirurgia para retirar o excesso de pele, ficando somente a do menino. Com apenas 4 anos, ele ficou sedado e em coma induzido por um bom tempo, sem se movimentar.

Depois de voltar ao tamanho normal e ter garantida a estabilização, ele teve o crânio substituído, ficando mais protegido. Voltou ao estado de consciência, mas ficou sem falar, andar e até mesmo sem conseguir mastigar e engolir.

Isso tudo por causa do tempo que ficou parado, se alimentando através de sonda e respirando por uma traqueostomia. Também seus músculos estavam fracos, além, é claro, do seu corpo, ainda em recuperação.

Recuperação e futuro

Foi uma recuperação surpreendente, na qual a equipe médica ficou realmente surpreendida com o que ele fez em apenas um ano. Reaprendeu a andar e hoje já corre para todo lado. Reaprendeu a mastigar e engolir os alimentos. Até a fala já está melhor, propiciando assim a chance dele poder ir para a escola.

Joseph precisa ainda usar um capacete especial para proteger o crânio, mas isso não o impede de viver plenamente. Ele foi inclusive para o seu primeiro dia de aula, em um colégio que fica dentro do hospital onde faz tratamento. Lá, pode receber os cuidados e aprender, além de interagir com outras crianças.

Os pais estão muito emocionados, com seu guerreiro de 5 anos indo para a escola, sempre com o astral elevado e um sorriso no rosto, independente de dor ou limitação. Uma lição não somente de superação, mas também de gratidão à vida!

prostatite

Prostatite: saiba o que é, os sintomas e tratamentos

seringas praia paquistão

Entenda como seringas e ampolas com sangue foram parar numa praia no Paquistão