em

Ansiedade é normal? Veja 10 sinais de ansiedade que são graves e atrapalham a vida de quem sofre da doença

Veja sinais que indicam que a ansiedade pode estar em níveis patológicos

A ansiedade é uma característica que pode afetar o dia a dia de quem tem essa doença. Em diferentes graus, ela pode ser controlada com remédios, sessões de relaxamento ou de massagem, mas em certos casos a doença é mesmo incapacitante e precisa de tratamento. Não é frescura nem “mimimi”, a ansiedade tem que ser levada a sério caso os sintomas descritos abaixo apareçam com frequência e de modo intenso, veja quais são.

10 sintomas de ansiedade que precisam ser levados a sério

Os sintomas descritos abaixo são compartilhados pela maioria das pessoas que sofrem de ansiedade, no entanto, se os sinais forem frequentes e fizerem com que a pessoa mude atitudes, deixe de frequentar certos lugares e mude seu estilo de vida é caso para procurar ajuda médica.

1- Preocupação excessiva

Preocupa-se consigo, com a carreira, com os estudos, com a aparência física, com os pais, com os amigos, com o cachorro, com o trabalho que o colega faz ou deixa de fazer… enfim, carrega as preocupações do mundo nas costas, o que pode ser angustiante e limitante.

2- Insônia

Se você costuma perder o sono antes de um encontro, de uma reunião importante, na ansiedade de encontrar alguém ou casos semelhantes, é preciso ficar alerta para que esse sintoma não se torne patológico e você comece a perder o sono com frequência e sem necessidade.

3- Alterações de peso acentuadas

Descontar na comida: um clássico dos ansiosos. Há aqueles que comem compulsivamente quando estão ansiosos e outros que perdem por completo o apetite. Acontecer isso de vez em quando em situações extraordinárias é normal, mas se isso se tornar recorrente, tem de ficar alerta.

4- Evitar determinadas situações

Deixar de ir a um evento só pela ansiedade de como se vestir, como chegar lá, como reagir com os convidados. Deixar de comparecer a algum lugar onde precise falar em público e inventar uma desculpa. Evitar um encontro e só preferir falar com as pessoas por mensagens, nunca por voz, vídeo ou pessoalmente. É uma linha tênue entre a timidez e a ansiedade excessiva, se você evita situações como essa com frequência, fique alerta.

5- Taquicardia

Se o seu coração bate de forma acelerada, muito mais acelerada do que o normal parecendo que ele vai sair do seu peito, cuidado. Isso pode representar um início de ataque de pânico.

6- Falta de ar

Assim como a taquicardia, é um sintoma que pode aparecer vez ou outra em pessoas que não sofrem de ansiedade, mas logo passa, a pessoa relaxa e não é freqüente. Se toda vez que você tem que enfrentar uma situação que te deixa ansioso você sente falta de ar e taquicardia, não é frescura, precisa de tratamento para conviver melhor com a ansiedade.

7- Tremores

Mais um sintoma que é considerado normal e até “frescura” por muitos, sentir tremores a cada vez que vai enfrentar uma situação que causa ansiedade não é normal. Assim como a taquicardia e a falta de ar, podem ser sinais do princípio de um ataque de pânico.

8- Comportamento compulsivo

O famoso TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é um sintoma que mostra que a ansiedade está em níveis mais altos do que os considerados normais e podem prejudicar a sua saúde e seu convívio social. Pessoas que lavam as mãos muitas vezes ao dia, conferem milhares de vezes se fecharam a porta ou desligaram o forno, limpam a casa excessivamente ou se só conseguem dormir após seguir uma rotina muito restrita – pode ser TOC e precisa de tratamento.

9- Tensão muscular e bruxismo

Tem gente que só de ouvir falar em algo que o deixa ansioso já começa a tensionar os músculos de tal forma que gera dor, inflamação e os músculos ficam rígidos com tamanha tensão. Os músculos que mais sofrem são o do pescoço e das costas. O bruxismo também é comum – aquele sintoma de ficar rangendo os dentes durante a noite, nada tem a ver com bruxa. Se você acorda com os dentes sensíveis, notou algum desgaste nos dentes ou alguém que dorme perto de você notou que você range os dentes ao dormir, procure um médico.

10 – Desenvolvimento de vícios

Para lidar com a ansiedade algumas pessoas desenvolvem vícios em substâncias que ajudam a disfarçar a ansiedade: tabaco, álcool, drogas ilícitas, mascar muito chiclete e outros vícios são comuns em pessoas que sofrem de ansiedade patológica.

 

A ansiedade tem tratamento e grande parte dos pacientes tem resultados positivos e se recuperam com sucesso. Conseguem controlar a ansiedade e viver muito melhor. Se os sintomas forem frequentes e intensos, procure ajuda médica.

One Comment

Leave a Reply
  1. o resultado da ansiedade meu é que meus nervos dor costas nuca da uma sensaçâo de medo e ao mesmo tempo de impotencia nâo gosto de lugar oivimentado prefiro ficar mas so e poucas pessoas confio tem muita falta de ar na hora de dormi pois uso remedio da sono de dia e nâo consigo dormi da falta de ar muita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Dica poderosa de receita natural para acelerar o crescimento dos cabelos

Conheça o perigo da comida congelada!