em

Você tem diabetes? Conheça estes 10 alimentos que vão ajudar na luta diária com esta doença!

Quem tem diabetes, deve estar sempre atento ao que come! Existem muitos alimentos que devem ser evitados, em especial aqueles ricos em açúcar, sódio e gordura saturada.

O que poucos sabem é que para controlar a diabetes além de evitar certos alimentos, deve-se incluir alguns outros à dieta afim de manter seus níveis de açúcar no sangue sob controle. A diabetes pode estar relacionada aos hábitos alimentares.

A diabetes ocorre quando existe um aumento da glicose no sangue produzido pela digestão de alimentos no intestino, transformando-se em açúcar. No sangue, a glicose é utilizada pelos tecidos como energia e sua utilização depende da insulina, substância produzida nas células presentes no pâncreas.

Os portadores de diabetes devem evitar seu descontrole através de uma reeducação alimentar. Veja os dez alimentos que ajudam a controlar a diabetes:

1. Aveia: Esse alimento contém beta-glucana, fibra solúvel que desacelera a digestão. Sendo assim, a aveia impede altos picos nos níveis de açúcar no sangue. A beta-glucana na aveia também ajuda na sensibilidade à insulina. Recomenda-se o consumo de cerca de quatro colheres de sopa de aveia ao dia.

2. Salmão: é uma rica fonte de Proteína, Niacina, Vitamina D, ômega-3 ácidos graxos, que podem ajudar a reduzir a inflamação associada à resistência à insulina. Além disso, estudos defendem que o ômega-3 também ajuda a proteger a saúde do coração, especialmente importante para as pessoas com diabetes por serem mais propensas a doenças cardíacas.

3. Amêndoas: Ricas em vitamina B, vitamina E, fibras, ferro, proteínas, magnésio e zinco. Por ser pobre em carboidratos, que são responsáveis pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, são ótimo alimento para os portadores de diabetes. Por serem fonte de gorduras insaturadas, as amêndoas ajudam a diminuir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom). Recomenda-se consumir até quatro amêndoas no dia.

4. Laranja: contém pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim). Apesar de seu doce sabor, tal fruta possui baixo índice glicêmico, de acordo com a American Diabetes Association (ADA).

5. Feijões: fonte fibras solúveis e de proteína com baixo índice glicêmico, sendo assim excelente alimento para prevenir oscilações nos níveis de açúcar no sangue. Por conter fibra solúvel, o feijão é benéfico no detenção do aumento dos níveis de glicose no sangue, pois o sistema demora mais para romper as fibras.

6. Couve: rica em vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina K e ácido fólico. Além de minerais como o Cálcio e Magnésio. A couve é também fonte de fibras, flavonóides e outros antioxidantes e contém poucos carboidratos, sódio e colesterol. Além disso, ajuda a diminuir o colesterol LDL e a absorção de gordura da dieta.

7. Canela: famosa por tratar diversos problemas de saúde, a canela foi recentemente apontada por alguns estudos como um alimento que ajuda a melhorar o controle de açúcar no sangue. Porém, são ainda necessários mais estudos para confirmar os possíveis benefícios da canela para os diabéticos, aponta American Diabetes Association (ADA).

8. Vinagre: Um estudo publicado no Diabetes Care Science (2004) constatou que o vinagre pode melhorar significativamente a sensibilidade à insulina em pessoas com diabetes pois seus efeitos são similares aos da metformina, droga utilizada no tratamento de diabéticos. Em 2012, um estudo publicado pelo Journal of Community Hospital Internal Medicine apontou que o vinagre ajuda a retardar a absorção de açúcar no sangue. Para beneficiar-se dos efeitos do vinagre, adicione duas colheres de vinagre de maçã em suas refeições.

9. Chá Verde: Contrariando publicações anteriores, um estudo de 2013 no Japão mostrou que as pessoas que bebiam seis ou mais xícaras de chá verde eram 33 % menos propensas a desenvolver diabetes tipo 2 do que as pessoas que consumiam uma xícara de chá verde por semana. Além disso, um outro estudo realizado em Taiwan relacinou o consumo da bebida com menores índices de gordura corporal. A bebida contém polifenóis e principalmente os antioxidantes que ajudam a regular a glicose no organismo, evitam e controlam a diabetes.

10. Linhaça: As sementes de linhaça são excelente fonte de Magnésio que ajuda a controlar a glicemia e a liberação da insulina no organismo. Por ser rica em fibras e em gorduras boas, a linhaça é um alimento muito nutritivo. Recomenda-se incluir de 5 a 6 porções pequenas de linhaça em suas refeições diariamente.

Dicas adicionais: Evite a ingestão de alimentos ricos em gordura do tipo saturada e transaturada. Consuma carnes em doses moderadas e evite carnes ricas em gorduras, embutidos e defumados. O preparo das suas refeições pode ser feito com óleos vegetais como o de soja, canola ou girassol. Reduza a quantidade de sal na sua alimentação e pratique exercícios físicos diariamente.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

4 alimentos essenciais para a prevenção do câncer de pele, acne e o acúmulo de toxinas
Teste encontra substâncias tóxicas e insetos em conhecidas marcas de café