em

O que acontece com uma pessoa que bebe 6 litros de refrigerante por dia

Parece impossível beber tudo isso, mas este homem entregou-se ao vício e perdeu seus dentes.

Quando nossos pais avisavam que refrigerante estraga os dentes, era um sábio aviso. Mas é claro que poucas pessoas conseguiriam passar 10 anos tomando 6 litros por dia!

O caso de Michael foi justamente este, até o dia em que seus dentes estavam tão podres e doloridos que ele foi obrigado a parar.

Perda total dos dentes por abuso de refrigerante

Com apenas 32 anos de idade Michael conseguiu transformar seu sorriso nessa imagem asquerosa. Ele conta que sabia que precisava ir ao dentista tratar os dentes, mas o vício por refrigerante era tanto que não queria parar, mesmo que já não conseguisse mais mastigar nada.

Porém, tudo tem limites, e o que convenceu Michael foi a dor. A sorte dele é que tinha um amigo dentista que não cobrou o valor real do tratamento, que sairia em torno de R$200 mil.

Este é realmente um caso extremo, mas de qualquer forma há outros alimentos que precisam ser consumidos com moderação para evitar que os dentes manchem. Se você é preocupado em manter um sorriso branquinho, veja quais são os principais vilões.

Alimentos que mancham os dentes

No dia a dia não percebemos o dano que eles causam, mas com o tempo, os dentes enfraquecem e amarelam. Não adianta fazer clareamento se continuar a consumir.

1. Vinho tinto

Por ser uma bebida ácida, o vinho acelera a desmineralização dos dentes, deixando-os mais fracos. Além disso, por ser escuro, contribui com as manchas amareladas.

2. Vinagre balsâmico

Pela sua coloração, o vinagre balsâmico consumido em excesso também vai deixando manchas nos dentes, aos poucos.

3. Refrigerante de cola

Qualquer refrigerante deve ser consumido moderadamente pela sua quantidade de açúcar e conservantes. Mas especialmente os de cola, por causa da cor, contribuem para o escurecimento dos dentes.

4. Molho de soja

O shoyu ganhou muitos adeptos no Brasil, especialmente com a popularização do sushi. Mas da mesma forma que o vinagre balsâmico, sua coloração favorece o escurecimento dos dentes, além da sua acidez corroer o esmalte do dente.

5. Frutas vermelhas

Apesar de serem muito saudáveis, a pigmentação das frutas vermelhas e roxas, como framboesa, mirtilos e cranberry, deixam rastros dos pigmentos nos dentes quando mastigamos.

6. Açaí

Da mesma forma que as frutas vermelhas e roxas, a cor forte do açaí vai escurecendo os dentes com o tempo. Quando for comer na tigela, tente manter o creme na língua sem ficar passando nos dentes.

7. Limão

O limão é ótimo para a saúde, mas seu ácido natural também tem efeitos que podem ocasionar manchas, inclusive, por esta razão que nunca se deve sujar a pele com limão e pegar Sol.

8. Beterraba

Outro vegetal saudável, mas que solta muito líquido roxo é a beterraba. Com o tempo, vai deixando suas manchinhas no sorriso. Assim que comer, escove os dentes.

9. Chá

Não são todos, mas os chás mais escuros podem deixar manchas nos dentes quando tomados com muita frequência.

10. Café

Ao final da lista, um dos maiores responsáveis pelo escurecimento do sorriso: o cafezinho de todo dia. Infelizmente não há o que se possa fazer: ou para de tomar ou aceita o resultado.

Não é necessário abolir estes alimentos da sua rotina, mas consumir com moderação ajuda muito. Até porque vários deles são ótimos para a saúde e devem fazer parte de uma alimentação saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

engrossar o cabelo

Como engrossar o cabelo: 14 dicas

Pai cria brinquedo para ensinar Braille à filha que está ficando cega