vasos de garrafa pet
Crédito: Freepik
em

Como fazer vasinhos de garrafa pet para as plantas

Comece a guardar todos os tamanhos de garrafas que você comprar, pois todas serão úteis na jardinagem

Se você está começando no universo da jardinagem e também gosta de artesanato com reciclagem, pode fazer um ótimo uso das garrafas pet, transformando-as em vasos e cachepôs. Você pode escolher garrafas de vários tamanhos para serem adequadas a diferentes tipos e portes de plantas, inclusive os galões de 20 litros de água.

Quais plantas posso cultivar em garrafas pet?

Você pode cultivar uma infinidade de tipos de plantas nas garrafas pet. Mesmo as plantas que vão ficar de médio porte, podem começar a se desenvolver em uma garrafa de 3 litros, por exemplo, e depois serem transplantadas para um vaso grande ou para o jardim.

Essa ideia também é ótima para fazer uma horta com ervas, como salsinha, cebolinha, manjericão, manjerona, tomilho, erva-doce, alfavaca e muitas outras. Especialmente para as ervas anuais, que vão produzir e morrer, pode fazer vasos com garrafas mais rasas, na horizontal.

Para as plantas que vão ficar mais tempo na garrafa, considere que elas precisam de uma camada mais grossa de terra para terem espaço para as raízes, então é melhor fazer os vasos com garrafas na vertical para ficarem mais fundos.

Tutoriais de vasos e cachepôs com garrafas pet

A diferença entre vaso e cachepô é que o vaso tem furinhos embaixo para escorrer a água das regas, enquanto o cachepô vai por fora do vaso, só como decoração, sem furinhos embaixo. Você pode fazer modelos decorados, bem simples ou mais sofisticados.

Vaso decorado feito com jornal

Esse tutorial ensina a fazer um vaso decorado que leva garrafa pet, arame, fita crepe, bexiga, jornal picado e cola. É um procedimento bem interessante e fácil, e depois é só usar a criatividade para decorar na cor que quiser, com detalhes ao seu gosto. Veja o passo a passo:

Vasinhos autoirrigáveis

Se você ainda se esquece de fazer as regas das plantas, os vasinhos autoirrigáveis são uma ótima solução. Você pode usar uma garrafa pet comum, de 1,5 ou 2 litros, fazendo dois cortes e usando um pedacinho de malha que vai servir como raiz para absorver a água e manter a terra úmida. Veja nesse vídeo como é simples de fazer:

Vasos suspensos

Essa é uma ideia diferente, que funciona para as plantas com flores um pouco mais rústicas, como marygold e onze horas, por exemplo. Ao invés de plantar a muda na parte mais larga da garrafa, você planta no gargalo e pendura de cabeça para baixo. Ela vai crescer para cima, na lateral do vaso, e criar uma decoração bem diferente.

Vasos decorados de gatinho e pug

Nem todo mundo que faz vaso com garrafa pet liga para estética do vaso. Mas, se você gosta de vasos decorados, vai amar esses lindos modelos de gatinho e de pug para deixar a decoração mais fofa. Veja como fazer:

Vasos para horta vertical

Esse é aquele modelo clássico, feito com garrafas pet de 2 litros cortadas na horizontal para pendurar na parede ou em um painel de madeira e fazer a sua horta. Veja com fazer esse passo a passo:

Vaso com galão de 20 litros

Se você compra galão de 20 litros de água, vá guardando para fazer diferentes modelos de vasos, como esse que é um vaso de chão, com suporte e tudo. Veja como fazer:

Mais modelos para inspiração

Com tantos tutoriais de como fazer os vasos de garrafas pet, agora só precisa ver mais modelos para se inspirar e começar a criar os seus.

Um vestido feito de EVA

Vasinhos simples para mudas

Com decoração de cordas

Uma pintura colorida para dar mais personalidade

Porquinhos para ficar mais divertido

Com spray dourado

Mais bichinhos

Decoração de garrafa usando EVA com glitter e pedrarias para artesanato

Crédito das imagens: Artesanato Passo a Passo e Tua Casa

tipos de grama

5 Tipos de grama: conheça as características para escolher a grama ideal

receitas de chuchu de forno

Chuchu de forno: aprenda 4 receitas fáceis