em

Procura por vacina para meningite B aumenta

Desde que o neto do ex-presidente Lula morreu aos 7 anos de meningite, a procura aumentou nas clínicas particulares

vacina para meningite b
Crédito: Pixabay

Embora não haja um surto no Brasil de meningite B, a doença tem tido muita repercussão e assustado pais de crianças e adolescentes, fazendo a procura pela vacina dobrar em algumas clínicas. O motivo de tal repercussão é a recente notícia trágica do neto do ex-presidente Lula, que morreu por causa da doença, aos sete anos. No caso, a gravidade e a rapidez com que a doença evoluiu chamou a atenção de todos os pais e mães do Brasil. O menino deu entrada no hospital pela manhã e veio a falecer na hora do almoço.

A vacina para meningite B

Esse caso comovente fez com que muitas pessoas procurassem pela vacina para meningite B. Na clínica Croce, na cidade de São Paulo, a procura pela vacina está duas vezes maior que o normal, fazendo com que o estoque se esgote rapidamente. No Rio de Janeiro, na clinica HumaniCare, a procura cresceu 30% desde a notícia. A procura pela vacina nas clínicas é maior para crianças de 5 anos.

Esse aumento na procura é um comportamento desesperado dos pais por conta da notícia, segundo o médico pediatra Flávio Melo. Para o médico, o desespero é inimigo da razão, pois não se sabe ao certo todos os detalhes do caso do neto do ex-presidente. É importante que antes de procurar a vacina, os pais mantenham a carteira de vacinação dos filhos em dia, não esquecendo as necessidades de reforço, incluindo a vacina de meningite C, que é obrigatória.

Quem deve tomar

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações e a Sociedade Brasileira de Pediatria, todas as pessoas entre 2 meses e 50 anos podem tomar a vacina para meningite B. Mas a vacina não é obrigatória, como são as de poliomielite, por exemplo.

A vacina de meningite B é apenas aconselhável pelos médicos como um método de prevenção, assim como uma vacina de gripe, e como forma de complementação da vacina de meningite C, que é obrigatória. O ideal, antes de ir a uma clínica vacinar seu filho ou a si mesmo, é conversar com o seu médico para saber se a vacina é realmente necessária.

Preço

A vacina para meningite B custa em torno de R$ 600 em clínicas particulares, mas o preço pode variar de acordo com a região e o estado do Brasil. Já no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina específica para meningite B não faz parte do calendário básico de vacinas oferecidas. O SUS oferece a vacina para meningite C, que é o tipo de meningite mais frequente no Brasil, responsável por 60% dos casos da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

semente de damasco

Sementes de damasco: propriedades e benefícios para a saúde

panquecas salgadas

Panquecas salgadas: 20 receitas são fáceis de fazer