utensílios de madeira para cozinha
Crédito: Pixabay
em

Você sabe cuidar dos utensílios de madeira para cozinha?

Aprenda a conservar e limpar seus utensílios e talheres de madeira em casa. Veja como é simples!

As colheres de pau, os talheres, a tábua de cortar carne e os utensílios de madeira para cozinha são itens do nosso dia a dia. Além de não estragarem com as altas temperatura, eles não arranham e danificam os fundos das panelas. Outra vantagem é que não alteram o gosto dos alimentos.

Porém, os utensílios de madeira para cozinha também requerem certo cuidado. Se você não os lavar e guardar corretamente, corre o risco de tê-los contaminados por fungos e bactérias. E ninguém quer isso, não é mesmo?!

Por isso, separamos para você várias dicas de como cuidar e conservar os utensílios de madeira para cozinha que você tanto gosta!

Como limpar os utensílios de madeira?

Para fazer a limpeza de talheres e tábuas deste material deve-se:

  • Primeiro, fazer a limpeza normal, com água e sabão, para retirar os restos de alimentos;
  • Após a limpeza, encha uma tigela (que caiba os utensílios) com água morna e coloque algumas gotas de água sanitária ou cloro;
  • Deixe os utensílios submersos na solução por pelo menos 10 minutos;
  • Retire-os e verifique se ficaram com o cheiro da água sanitária. Se sim, pegue outra tigela, enche-a de água morna com duas colheres de açúcar. Coloque os utensílios dentro da tigela com a solução e os deixe por mais alguns minutos;
  • Agora é só fazer, novamente, a limpeza com sabão neutro e escova de cerdas duras ou esponja macia;
  • Deixe-os secar no sol e em pé para não ficarem com resquícios de umidade. Se não puder pô-los ao sol, coloque-os no forno preaquecido, porém desligado, por alguns minutos.
  • Repita esses passos todas as vezes que utilizar os seus utensílios de madeira.

Como cuidar dos utensílios de madeira para cozinha?

Além de fazer a higienização toda vez que utilizá-los, há algumas dicas essenciais para a conservação desses objetos. Confira abaixo.

  • Guarde-os em locais arejados, sem unidade e sem contato com outros talheres, como os de metal, por exemplo;
  • Hidrate a madeira quando ela ficar ressecada. Para isso, passe azeite de oliva com a ajuda de um pouco de algodão. Isso ajuda a hidratar o material e manter as suas qualidades;
  • Não deixe-os de molho por muito tempo. Assim, a madeira absorve muita água e, se não secar corretamente, ela irá ficar úmida. Com isso, podem proliferar fungos e bactérias;
  • Fique de olho, se a madeira desgastar, quebrar ou tiver rachaduras, é hora de trocar por um novo.

Qual é melhor? Utensílios de madeira ou de silicone?

Os utensílios de madeira presentes nas cozinhas são bem famosos, pois não esquentam não estragam as panelas e têm fácil manuseio. Entretanto, como dito acima, deve-se ter um cuidado na limpeza desses materiais. Assim, surge a dúvida: será que os utensílios de madeira são os melhores?

Um bom concorrente são os utensílios de silicone. Os de silicone também aguentam temperaturas altas sem queimar as mãos dos cozinheiros, só não pode expô-los por muito tempo para eles não derreterem; eles podem ser lavados com qualquer produto, são inodoros, não absorvem cheiro, líquidos ou resíduos e, além disso, não danificam as panelas.

Agora o ponto que define: os utensílios de silicone são fáceis de higienizar! Você pode usar sabão neutro e água para lavar toda vez que usá-los.

Assim, qual é o melhor vai do cozinheiro. Uns gostam dos de madeira, outros os de inox ou silicone, por exemplo. Todos têm prós e contras e no final o que vale é uma comida bem feita sem risco de contaminação dos alimentos, não é?!

Removendo manchas

É normal, quando se cozinha com utensílios de madeira, a madeira ou ficar manchada ou com odor dos alimentos. Por isso, preste atenção nas dicas abaixo!

Para remover manchas que se dão pelo contato do material com os alimentos, lixe a parte manchada ou aplique um pouco de água oxigenada. Se optar pela segunda opção, deve fazer o seguinte procedimento:

1. Despeje duas colheres de chá da água oxigenada em um litro de água.

2. Em seguida, deixe o utensílio de molho por 10 minutos. Após, coloque-os para secar ao sol ou no forno.

Há também o método do limão, que é bastante eficaz. Na hora de fazer a limpeza habitual dos seus talheres, esfregue a metade de um limão sobre a superfície inteira deles.

Removendo odores

A madeira pode absorver o odor de alguns alimentos ou até produtos de limpeza. Remover o mau-cheiro é importante para a higienização dos utensílios de madeira para cozinha.

Portanto, você pode fazer a seguinte solução:

Ingredientes

  • Água sanitária: 1 colher de sopa;
  • Água quente: 2 colheres de sopa;
  • Bicarbonato de sódio: 1 colher de sopa.

Modo de preparo

1. Misture os ingredientes acima;

2. Coloque os utensílios de forma que eles fiquem submersos.

3. Deixe-os de molho por 20 a 25 minutos.

4. Após terminar o prazo, enxague-os e os deixe secar ao sol ou no forno.

Se precisar, dobre as medidas para fazer mais solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tipos de panelas que podem ser usadas no fogão a lenha

Os tipos de panela para fogão à lenha e como limpá-las

descongelar peixe

Como descongelar peixe rápido