Dicas dos chefs para consertar erros na cozinha
Crédito: Freepik
em

11 Dicas dos chefs para consertar erros na cozinha e evitar o desperdício

Sem desespero, saiba o que fazer para salvar receitas que quase deram errado

Publicidade

Você já se viu obrigada a desperdiçar refeições porque cometeu algum erro ou se distraiu e arruinou a receita toda? Da próxima vez, tenha alguns truques na manga! Os chefs de cozinha ensinam que nem sempre você precisa jogar uma receita fora só porque errou a mão. Veja quando ainda tem salvação.

1. Arroz queimado

Se queimou um pouco do seu arroz, não se preocupe. Uma fatia de pão de forma vai contornar a situação. Ponha uma fatia de pão de forma dentro da panela, em cima do arroz, tampe a panela e espere cinco minutos. O pão vai absorver o sabor de queimado. Retire o pão da panela e pode servir o arroz.

2. Arroz empapado

Colocou água demais no arroz e ele cozinhou mais do que deveria? Se não tiver chegado a virar um mingau, tente desligar o fogo e espalhar o arroz em uma travessa de forno para esfriar mais rápido e interromper o cozimento. Se ele ainda estiver com água, passe antes por uma peneira, mas sem apertar, só para deixar a água escorrer.

3. Molho branco empelotado

Estava fazendo seu molho, que deveria ficar bem lisinho, mas ficou todo empelotado? Essa dica vai fazer você investir um pouco a mais de tempo, mas funciona: passe seu molho pelo mixer e depois por uma peneira.

Publicidade

4. Carne muito salgada

Se a carne na panela ficou muito salgada, corte uns pedacinhos de batata crua e junte ao prato na panela para continuar cozinhando. A batata consegue absorver o excesso de sal. Depois de alguns minutos, quando as batatas já estiverem cozidas, pode provar e decidir se vai retirá-las ou se elas acabaram deixando seu prato ainda mais gostoso.

5. Pão amanhecido

Se o pão do dia anterior ficou duro, pode transformá-lo numa receita criativa e temperadinha para servir como entrada ou acompanhamento. Rale quatro pães. Faça um refogado com uma colher de sopa de azeite, alho e meia cebola, junte duas colheres de manteiga e o pão que passou no ralador até ficar crocante.

6. Legumes muito cozidos

Se os legumes que estava cozinhando para acompanhar um prato ficaram muito cozidos, transforme-os em purê ou sopa. É só passar no liquidificador e temperar a gosto. Essa ideia funciona muito bem com abóbora, brócolis, batata e cenoura.

Publicidade

7. Bolachas amolecidas

Não gosta das bolachas que ficaram dentro de um pacote aberto porque ficaram muito moles? Não tem problema, não vá desperdiçar. Leve-as ao micro-ondas durante 30 a 60 segundos e elas ficarão tão crocantes como quando as tirou do pacote.

8. Arroz requentado

O arroz pode ser comido sem problema no dia seguinte, mas muita gente não gosta do sabor e da textura do arroz requentado. Experimente colocá-lo no micro-ondas com umas pedras de gelo dentro da tigela durante quatro minutos. Além de molhadinho, ele vai voltar a ficar soltinho.

9. Molho talhado

Se durante o preparo de um molho, ele talhar, não se preocupe. Basta colocar o molho no liquidificador e o movimento rápido resolverá o seu problema.

Publicidade

10. Muita pimenta na comida

O excesso de pimenta na comida é resolvido com açúcar. A quantidade que deve utilizar não é possível de medir, porque varia muito, por isso vá acrescentando açúcar aos poucos e experimentando sempre antes de adicionar mais um pouco.

11. Bolo solado

O bolo ficou todo solado, caiu lá no fundo da forma, mas não queimou? Espere esfriar, quebre a massa em pedacinhos e use como base para fazer uma torta daquelas com massa de bolacha ou massa crocante no fundo.

Veja também: Por que meu bolo ficou solado?

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
chifres de cabelo

Chifres de cabelo: o que é essa moda que a Ana Maria Braga usou?

o que pode ser Pele amarelada

Pele amarelada: saiba o que pode ser e o que fazer para tratar