em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como usar borra de café nas plantas

Depois de passar um café fresquinho, use a borra para alimentar suas plantinhas
usar borra de café nas plantas
Crédito: Pixabay

Assim como os humanos, as plantas também necessitam de alimentos naturais para absorverem nutrientes, mesmo que elas cresçam para servir de alimento. Os nutrientes que as plantas consomem estão presentes no vários tipos de adubos, mas nem sempre precisa gastar dinheiro extra para adubar a planta. Você pode usar, por exemplo, a borra do café que acabou de preparar. Conheça quais são os benefícios de usar borra de café nas plantas.

Benefícios da borra de café para as plantas

usar borra de café nas plantas principais benefícios
Crédito: Pixabay

Se você percebeu que suas plantas estão aparentando estar doentes, mais fracas, murchas, com pontas escuras e com bichinhos, elas devem estar precisando de adubo. Como opções caseiras você pode dar casca de ovo triturada e a borra de café, sobre a qual você vai conhecer os benefícios agora.

Fornecer nitrogênio

O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes para as plantas. Ele também está presente no tradicional adubo NPK, que é o básico.

Eliminar micro-organismos

A borra de café nas plantas, quando utilizada da forma correta, também ajuda a eliminar os micro-organismos que prejudicam a fertilidade do solo.

Atrair minhocas

Se você quiser manter sempre um bom adubo nas plantas no seu jardim, que estão plantadas no solo, use a borra de café para atrair mais minhocas. Esses bichinhos adoram a borra de café e vão deixar o solo muito mais fofo e adubado para suas plantas crescerem saudáveis.

Preparo do solo

Também por causa das minhocas, use bastante borra de café na mistura de terra quando estiver preparando o canteiro para a plantação. Deixe a mistura parada por 60 dias antes do plantio para que a terra esteja bem rica e fofa.

Como usar

A forma mais eficiente de usar borra de café nas plantas é fazendo uma mistura com a compostagem, que é adubo orgânico feito de alimentos descartados. Misture apenas 20% de borra de café no adubo, depois de deixá-la secando ao sol, tudo bem triturado, e misture com a terra das plantas.

Não confie apenas na borra de café porque ela não fornece todos os nutrientes que a planta precisa e também não coloque somente a borra pura por cima da terra, pois não vai fazer efeito e poderá prejudicar a saúde da planta.

Veja outras formas de usar borra de café nas plantas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
borra de café para estrias
Borra de café para estrias funciona?
pão de queijo light
Pão de queijo light: 10 receitas maravilhosas