em

Uau! 22 fatos curiosos que você provavelmente não sabia

Aprender algo novo é sempre importante, por isso confira algumas curiosidades que vão te deixar de queixo caído.
fatos curiosos
Crédito: Pxhere

Dizem que você não pode dormir um único dia sem ter aprendido algo de novo. Para lhe ajudar, aqui estão 22 informações interessantes que você provavelmente não conhecia. Vale ler um por dia ou todos de uma vez, se a curiosidade for mais alta!

22 Fatos que vão te deixar de queixo caído!

Se você é do tipo que está sempre em busca de coisas novas para aprender vai adorar esses 22 fatos a seguir. Tem mais alguma curiosidade? Fale nos comentários!

1. Você pode usar sua mão para lembrar quais meses têm 31 dias. Cerre o punho e comece a contar suas juntas e espaços entre os nós dos dedos.

A articulação do dedo indicador é janeiro (31 dias), então o espaço entre o indicador e o dedo médio é fevereiro (menos de 31 dias) e assim por diante. Quando chegar ao dedo mindinho (julho, que tem 31 dias), conte novamente (agosto, também com 31 dias) e mova-se na direção oposta.

2. A coceira não vem à toa: todo mês, o corpo humano substitui e renova completamente a pele exterior.

formiga - fatos curiosos
Crédito: Pxhere

3. Para cada pessoa na Terra existem 1,6 milhões de formigas. Haja veneno e repelente!

4. Em média, uma pessoa caminha durante a vida toda o equivalente a cinco voltas ao redor da Terra.

5. O único alimento que não estraga é o mel, tanto que cientistas encontraram um pote com a comida em 1922 na tumba de um faraó egípcio e concluíram que ele estava próprio para consumo. Arriscaria?

6. Segundo a Ruby Media Corporation, esses são os dez produtos mais vendidos na história em dez diferentes categorias:

  • Coca-Cola;
  • Batata Lays;
  • Playstation;
  • Toyota Corolla;
  • iPad;
  • Angry Birds; álbum Thriller, de Michael Jackson;
  • Livros da saga Harry Potter;
  • iPhone;
  • Cubo Mágico.
mosquito - fatos curiosos
Crédito: Pxhere

7. Os mosquitos são responsáveis por matar mais pessoas do que todas as guerras da história da humanidade.

Por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 725 mil pessoas morrem no mundo todo em decorrência de doenças transmitidas por eles ,principalmente a malária, responsável por 600 mil mortes ao redor do planeta.

8. Quando você perde peso, as células de gordura não são eliminadas, assim como você não ganha novas células quando engorda. As células, na verdade, mudam de tamanho conforme suas medidas se alteram.

9. Para saber se um diamante é verdadeiro basta respirar nele. Se for falso ficará embaçado, mas se for de verdade permanecerá limpo.

10. Quem gosta de ler tem mania de comprar vários livros e acumular em pilhas sem nunca começar a leitura. A prática é tão comum que tem nome: tsundoku, um jogo de palavras em japonês que significa “empilhar e deixar de lado por um tempo”.

11. Uma pesquisa da Universidade de Stanford (EUA) revelou que 99% do DNA localizado no sangue humano é totalmente novo e desconhecido pela ciência.

corte de papel - fatos curiosos
Crédito: Unsplash

12. Os cortes de papel são mais dolorosos do que os cortes regulares porque quase nunca sangram, e com isso as terminações nervosas ficam abertas para o ar, o que as irrita.

13. Seria preciso clicar dez milhões de vezes no mouse para conseguir queimar uma caloria. Vale mais a pena ir à academia.

14. Toda as aves são capazes de falar graças à uma membrana chamada seringe, localizada entre os pulmões e a traqueia, que permite a emissão de um vasto número de sons.

Quando postos em cativeiro, no entanto, as aves se tornam frustradas e acabam reproduzindo sons domésticos, como as palavras mais comuns no dia a dia. Na natureza os pássaros são extremamente sociais e trocam informações à noite.

15. Se quiser cubos de gelo brancos você deve usar água da torneira; mas se preferir cubos cristalinos use água fervida e filtrada. A explicação está na quantidade de impurezas e na temperatura.

chocolate - fatos curiosos
Crédito: Unsplash

16. Tem nojo de barata? Segundo a Food and Drugs Administration (FDA), um chocolate de 100 gramas pode ter até 60 pedaços do inseto, que pode ser moído durante o processamento.

O órgão afirma que é praticamente impossível impedir insetos na comida, e a única forma de fazer isso seria usando o triplo de pesticidas, o que seria muito pior do que mastigar umas baratinhas.

17. Ainda sobre a barata, é verdade que ela pode sim viver algumas semanas sem a cabeça.

A façanha é possível porque o sistema circulatório desses insetos é diferente e não há hemorragia com a decapitação; pelo contrário, o pescoço fecha com a coagulação.

Além disso, elas respiram por buraquinhos em cada segmento do corpo e as aglomerações de tecido nervoso pelo corpo executam funções básicas, como reagir ao toque e se movimentar.

18. Um cachorro normal tem o mesmo grau de inteligência de uma criança de dois anos de idade e consegue aprender e assimilar até 250 palavras e gestos diferentes.

19. Para chegar ao centro de um pirulito são necessárias pelo menos 365 lambidas. Pode tentar fazer em casa.

20. O cérebro humano é incapaz de desenhar rostos que nunca viu. Portanto, se você imagina uma pessoa ou sonhou com alguém desconhecido pode ter certeza que já o viu antes, mas não se lembra.

emoções - fatos curiosos
Crédito: Pxhere

21. Alguns cientistas afirmam que existem apenas quatro emoções básicas: medo, raiva, tristeza e alegria.

Outros acrescentam ainda surpresa e nojo, mas há divergências de que esses dois possam ser o mesmo que medo e raiva.

22. O término de um relacionamento pode desencadear no cérebro a mesma sensação de abstinência de drogas ou álcool.

É por isso que mesmo quando a relação não estava legal sentimos que não podemos viver sem a pessoa depois de colocar um ponto final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

por que usar óleo essencial de bergamota
Tudo sobre o óleo essencial de bergamota
propriedades do brócolis
Conheça as propriedades do brócolis e veja como ele ajuda no combate ao câncer