tuberculose mata
Crédito: Pixabay
em

Tuberculose mata quase 5 mil pessoas todos os dias

Considerada a doença infecciosa mais mortal do mundo, 30 mil pessoas são infectadas diariamente no mundo

Quando as pessoas pensam em tuberculose sempre pensam em uma doença antiga, retratada em filmes de época, e provavelmente extinta. Mas essa ainda é uma doença muito comum nos tempos atuais e muitas pessoas não sabem disso. Considerada a doença infecciosa mais mortal do mundo, a tuberculose mata 4.500 pessoas todos os dias pelo mundo, além de 30 mil pessoas serem infectadas diariamente. Por isso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta especial para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado no dia 24 de março.

Tuberculose no mundo

A campanha da OMS de 2019 para o Dia Mundial de Combate a Tuberculose enfatiza a urgência para que os líderes mundiais coloquem em prática os compromissos que foram assumidos para o tratamento e prevenção da doença. Os líderes mundiais também se comprometeram a financiar pesquisas relacionadas à tuberculose e promover o fim da discriminação e do estigma em torno da doença.

Desde o ano 2000, os empenhos mundiais para combater a tuberculose já salvaram 54 milhões de pessoas, reduzindo o índice de mortalidade em 42%. Por mais que os resultados em quase 20 anos seja significativo, ainda há muito o que melhorar e ser feito. Para a OMS, o importante é que todos se unam: governos, pessoas da área de saúde e as comunidades para acabar com a doença.

Tuberculose no Brasil

No Brasil, somente no ano de 2018, foram registrados mais de 72 mil novos casos da doença, cerca de 35 casos a cada 100 mil habitantes. Todos os anos no país a tuberculose mata cerca de 4.700 pessoas, mesmo que o Ministério da Saúde tenha atingido a meta de diminuir o número de mortos pela doença em 50%, em comparação aos índices de 1990.

O tratamento para tuberculose é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde por toda rede do Sistema Único de Saúde (SUS), além da vacina BCG, que previne a doença.

Sintomas e quando procura o médico

Os sintomas da doença podem variar dependendo da imunidade da pessoa, com algumas exibindo vários sintomas e outras poucos ou até nenhum. Mas os sintomas mais frequentes incluem:

  • Cansaço excessivo;
  • Fraqueza;
  • Falta de ar;
  • Falta de apetite;
  • Febre baixa;
  • Suor noturno;
  • Rouquidão;
  • Perda de peso;
  • Tosse com ou sem secreção.

Um médico deve ser procurado imediatamente se a pessoa tem uma tosse que dura mais de três semanas, principalmente se incluem sintomas como fraqueza, emagrecimento, suor noturno e febre baixa. Os casos graves de tuberculose apresentam tosse com grande quantidade de sangue, dor no peito e muita falta de ar.

A tuberculose tem cura e seu tratamento dura, no mínimo, seis meses. Segui-lo até o final é essencial para o sucesso do tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bolinho de chuva assado

Bolinho de chuva assado: as melhores receitas para relembrar a infância

penis amputado

Mil homens têm o pênis amputado por ano no Brasil