Crédito: Freepik

8 Truques das forças especiais dos EUA para sobreviver

Veja alguns truques simples de sobrevivência e garanta a volta para casa – ou mais um assunto interessante na roda de amigos

Publicidade

Você já viu aqueles programas de sobrevivência e se perguntou como eles fazem aquilo? Então leia esse artigo e veja dicas especiais, dadas por ninguém menos que as forças especiais dos Estados Unidos.

Veja também: idosa se perde e passa 10 dias em floresta comendo sapos e pequenos peixes

Truques para sobrevivência em qualquer situação

Ninguém quer ou espera que aconteça, mas pode ser que um dia você precise fazer uma fogueira, encontrar um rio ou até mesmo se soltar de cordas apertadas. Nessa hora, você iria querer ter lido esse artigo. Então, por que dar margem à má sorte? Veja as principais técnicas de sobrevivência e escape.

Amarrado e jogado ao mar?

Truques para sobrevivência em qualquer situação
Crédito: Incrível

Ok, essa é uma situação extrema, mas e se ocorrer? Como se poderia sobreviver sem bater os pés ou os braços? As forças especiais americanas (SEAL) ensinam a forma correta de fazer isso, poupando energia e podendo respirar novamente. Para isso, basta dar impulso com a parte de baixo do corpo até chegar à superfície. Assim que estiver lá, basta fazer isso na horizontal, arqueando as costas para colocar a cabeça para cima.

Publicidade

Se perdeu e bateu o desespero?

A primeira coisa a se fazer quando se perde é manter o controle da mente. Isso vai fazer com que você poupe recursos e encontre saídas mais facilmente. E para isso acontecer, pense de forma positiva e procure estabelecer algumas metas pequenas e executáveis. Por exemplo, coletar gravetos finos para a fogueira, depois maiores, empilhar em um local adequado e assim por diante. Isso ajuda nas grandes decisões como encontrar água ou fazer um abrigo.

Perdido e com sede?

Você já sabe que uma das primeiras coisas a fazer em casos de sobrevivência é encontrar água e abrigo. Mas como saber onde tem um rio por perto? Basta seguir a lógica e lembrar que os rios correm sempre para baixo, então há mais chances de encontrar descendo uma ladeira do que subindo. Assim, ao buscar sobreviver – sabendo que é uma região propensa a rios – procure descer e não subir os caminhos.

Preso na lama?

Se seu corpo ficou preso em lama, água lamacenta ou areia – incluindo a movediça – pode ser que você fique com dificuldade para respirar. Isso porque seus pulmões estarão sendo pressionados pelos dois lados, impedindo a expansão para entrada de ar. Para evitar que isso aconteça, procure curvar suas costas para que a parte de trás fique mais exposta e fácil de mover.

Quer encontrar uma vila?

Se perdeu e acha que não vão te encontrar facilmente? Então talvez seja o caso de buscar uma vila local, fazenda ou qualquer rastro de civilização. Para isso, você tem somente que encontrar um rio – com a dica dada anteriormente. Assim que chegar a ele, siga a mesma direção do seu curso e vá caminhando em sua margem. Como boa parte das cidades nascem às margens de rios, há grandes chances de encontrar uma vila ou algo similar.

Publicidade

Fogueira dentro ou fora da caverna?

Está muito frio e você precisa se aquecer, decidindo então fazer uma fogueira. Ou até mesmo no calor, para espantar os animais predadores, insetos, assar suas caças e prover luminosidade. Seja qual for a razão, você nunca deve fazer dentro de uma caverna. Isso porque, além de ficar aspirando a fumaça, você pode provocar o aquecimento das rochas, fazendo com que se desprendam e caiam sobre você.

Fósforos com cera? Sim!

Vai sair para uma trilha ou acampamento? Então prepare em casa o famoso e providencial fósforo com cera de vela. Ele pode ser a diferença entre a vida e a morte, pois será o provedor do fogo que irá ser útil para acender aquela fogueira fundamental. Mas por que colocar na cera de vela? Para deixar seu fósforo a prova d’água!

Se desamarrar sozinho?

Sim, é possível, mas tem o jeito certo de fazer. Se o imobilizador for uma corda, comece a esticar a corda, fazendo movimentos de girar com os pulsos. Em seguida, morda a ponta e puxe em sua direção, passando para o meio. Faça isso quantas vezes for necessário. Veja melhor nesse vídeo.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM