Truques para ampliar ambientes
Crédito: Freepik

7 Truques para ampliar ambientes

Pense nessas dicas antes de comprar móveis novos ou renovar o visual das paredes

Publicidade

A forma como você decora um ambiente pode fazer com que ele pareça muito menor do que realmente é. Na hora de organizar o espaço, tudo faz diferença, como as cores, os tamanhos dos móveis e até a iluminação. Veja essas dicas de truques para ampliar ambientes e deixá-los mais aconchegantes.

1. Dê preferência para cores claras

Não precisa deixar o ambiente totalmente claro, mas é importante que a maior parte seja de tons claros, como branco, off-white, bege ou cinza-claro. Se gostar de colorido, tons pastéis também são legais porque são claros e suaves. Deixe as cores mais intensas apenas para algumas coisas, como almofadas, uma das paredes, o tapete, abajures ou quadros, por exemplo.

2. Espelhos são grandes aliados

Os espelhos ajudam a refletir a luz, trazendo mais claridade e sensação de amplitude ao ambiente. Mas, precisam ser usados do jeito certo. Se você tem um ambiente muito cheio de móveis e objetos, não vai dar certo, pois o espelho vai duplicar essa quantidade de coisas. Use os espelhos em ambientes mais minimalistas ou refletindo para paredes claras e para as janelas.

3. Paredes e teto da mesma cor

Para um ambiente parecer maior, as paredes devem parecer mais compridas (para cima). Então, pinte-as apenas uma cor, de preferência que seja a mesma cor do teto para criar essa continuidade. Se quiser pintar de duas ou três cores, faça isso no sentido vertical ou diagonal. Se fizer na horizontal, o ambiente vai parecer mais baixo e apertado.

Publicidade

4. A proporção dos móveis

Os móveis devem ser proporcionais ao tamanho do ambiente, ou seja, nem muito grandes a ponto de bloquear passagens, e nem muito pequenos deixando espaço demais para circulação entre eles. As pessoas devem conseguir transitar no ambiente com conforto, sem ter que virar de lado ou ficar esbarrando. Ao mesmo tempo, quem estiver no sofá deve alcançar com facilidade na mesinha de centro.

5. Aproveite a claridade das janelas

Se você tiver janelas no ambiente, nunca bloqueie-as com móveis ou cortinas muito grossas e escuras. Deixe a claridade entrar, pois ela traz a sensação de leveza e amplitude. Escolha cortinas bem leves e claras, de preferência que quase toquem o chão e que estejam instaladas a menos de 1 metro do teto.

6. A iluminação faz toda diferença

Tanto a luz muito branca (fluorescente) quanto a luz muito amarela (incandescente) podem fazer o ambiente parecer menor e menos confortável. Prefira iluminar com lâmpadas de LED em tom amarelado, que traz uma sensação de acolhimento sem escurecer. Além disso, as luzes de abajures nos cantos do ambiente também ampliam, diferente do que acontece quando você só tem uma luz de teto centralizada, que achata o ambiente.

7. Móveis baixos e vazados

Quando um ambiente é pequeno e você quer que ele pareça maior, os móveis baixos são um truque eficaz, pois deixam as paredes livres. Por exemplo, se você colocar uma estante grande na sala, que vai do piso ao teto ou até a metade da parede, ela vai escurecer boa parte do ambiente. Já se você usar um rack baixo e prateleiras claras na parede, vai deixar o visual muito mais leve, com a parede aparecendo ao fundo.

Publicidade

Crédito das imagens: Decor Fácil

PODE GOSTAR TAMBÉM