truque para bolo crescer
Crédito: Freepik
em

Truque para fazer o bolo crescer sem erro

Alguns cuidados devem ser tomados para garantir um bolo alto e fofo, mas tem um detalhe que não pode ser esquecido

Quando você faz um bolo de massa fofa, sempre espera que ela cresça bem bonita e fique bem levinha. Mas, para isso, é preciso prestar atenção nos ingredientes.

Existem algumas maneiras de garantir que o seu bolo fique bem crescido e fofinho, como o uso de ingredientes na temperatura ambiente, deixar o forno preaquecido antes de botar a massa para assar e também o uso das claras em neve.

Aliás, algumas receitas sequer usam fermento, pois as claras em neve cumprem com esse papel, deixando o bolo bem alto, como muitas receitas de pão de ló.

Mas, se você fez um bolo comum, sem claras em neve, e usando com fermento químico, e mesmo achando que fez tudo certo, o bolo ficou solado, pode ter se esquecido de um detalhe importante: a data de validade do fermento.

Verifique a validade do fermento

O fermento químico para bolos é ativado quando entra no forno e começa a aquecer. Ele contém bicarbonato de sódio, que forma dióxido de carbono ao receber calor, e faz a massa subir.

Inclusive, é por isso que, na falta do fermento, é possível usar um pouco de bicarbonato de sódio na massa, ou mesmo junto com o fermento, depende da receita.

Então, para saber se o seu fermento está bom para uso, caso não consiga ler a data de validade na embalagem, o truque é o seguinte: coloque um pouco de água morna em um copo e depois coloque 1 colher de sobremesa do fermento. Se a água borbulhar, o fermento está bom. Se não borbulhar, não use.

bolinho de batata com carne moída

Como fazer bolinho de batata com carne moída

plantas para ambientes fechados

Plantas para cultivar em ambientes fechados