em

Benefícios para a saúde oferecidos pela toranja

Se você pensa que toranja é só um outro nome para laranja, descubra agora qual é a diferença e os benefícios dessa fruta
sobre toranja
Crédito: Pixabay

Talvez você já tenha ouvido falar na fruta toranja, mas ficou na dúvida sobre o que é isso, já que não é um nome tão popular quanto das frutas que conhece desde a infância. E tem um motivo para isso. Ela é uma fruta híbrida, ou seja, ela é uma mistura das sementes de outras duas frutas, que são a laranja e o pomelo, ambas frutas cítricas.

Desse cruzamento surgiu uma nova espécie de laranja, mais robusta e de um alaranjado bem vivo, denominada toranja. Seu sabor é menos doce do que o da laranja, mas ela tem o benefício de reunir os melhores valores nutricionais das duas frutas que deram-lhe origem.

Essa fruta é muito mais comum nos Estados Unidos do que no Brasil. Lá é chamada de grapefruit e já é consumida desde os anos 1800. Os principais produtores dessa fruta são Israel, Marrocos, África do sul, Espanha e Argentina, que é de onde ela chega ao Brasil, especialmente nos meses de janeiro, fevereiro e março. Veja a seguir quais são seus benefícios para a saúde e as formas de consumo.

Benefícios da toranja

benefícios da toranja para saúde
Crédito: Pxhere

Sua cor é muito apetitosa e, de fato, é uma boa ideia inclui-la no seu cardápio semanal. Veja quais são os benefícios que vai ter ao fazer isso:

1. Rica fonte de hidratação

Ela contém 92% de água na sua composição. Logo, é uma ótima opção para ajudar a manter o corpo hidratado, embora não substitua a água. Pode sim consumir alternando com a água, pois estará enriquecendo seu organismo com muitos nutrientes.

2. Ajuda a manter as células saudáveis

Essa fruta tem um altíssimo poder antioxidante. Isso quer dizer que ela ajuda a remover o excesso de radicais livres que ficam presos nas células de todo o corpo fazendo com que oxidem. Essa oxidação leva ao envelhecimento das células, aumentando o risco de doenças, inclusive do câncer.

3. Fortalece a saúde cardiovascular

O potássio e as fibras dessa fruta atuam de diversas formas no organismo. Uma delas é melhorando a circulação sanguínea e, assim, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta, colesterol alto, aterosclerose, derrame e infarto. Claro, a fruta não atua sozinha, então deve ser incluída em uma dieta saudável e em uma rotina de atividade física regular.

4. Melhora o trabalho do sistema gastrointestinal

Mais uma vez suas fibras entram em ação. Elas ajudam a ter uma digestão mais saudável e também a prevenir a prisão de ventre. Digere facilmente e contribui com a saúde do sistema gastrointestinal de modo geral.

Veja também: os melhores chás laxantes para prisão de ventre.

5. Fortalece o sistema imunológico

Diversos nutrientes que compõem essa fruta fazem dela uma grande aliada do sistema imune, mas em especial a vitamina C. Como ela é a mistura de outras duas frutas cítricas, possui uma dose elevada dessa vitamina, ajudando o organismo a ficar mais resistente contra doenças.

6. Ajuda no tratamento da anemia

Por ser uma rica fonte de vitamina C, essa fruta pode ajudar no tratamento da anemia causada pela deficiência de ferro. Isso porque uma das funções da vitamina C no organismo é facilitar a absorção do ferro. A quantidade a consumir deve ser prescrita pelo médico, para que não haja excessos.

Propriedades nutricionais

propriedades nutricionais da toranja
Crédito: Pxhere

Essa fruta é menos calórica do que as laranjas mais doces, justamente porque ela não é tão doce, logo, tem menos carboidratos. Além disso, veja o que consome ao comer metade de uma fruta:

  • Valor energético: 41 calorias;
  • Proteínas: 0,8 grama;
  • Gorduras: 0,1 grama;
  • Carboidratos: 10,3 gramas;
  • Fibras: 1,4 grama;
  • Vitamina C: 38,4 microgramas;
  • Potássio: 166 microgramas;
  • Cálcio: 27 microgramas.

Toranja emagrece?

Dizer que essa fruta emagrece é meio exagerado, mas não deixa de ser verdade. O que acontece é que ela contribui ativamente com o emagrecimento quando é inserida em uma dieta saudável, rica em água, frutas, verduras, legumes, fibras, todos de fontes naturais.

É uma fruta que vai ajudar a eliminar o excesso de líquido retido no corpo, vai melhorar a digestão dos alimentos e tem menos calorias do que uma laranja.

Também oferece uma boa dose de energia para que tenha melhor rendimento durante a atividade física. Assim, vai naturalmente contribuir com o processo de emagrecimento.

Toranja e laranja são a mesma coisa?

Essas duas frutas são muito parecidas, mas não são a mesma coisa. De fato, a primeira possui o DNA da laranja na sua composição, mas também possui características de outra fruta chamada pomelo. Então, suas propriedades são diferentes. É uma outra espécie de fruta.

Formas de consumir

formas de consumir toranja
Crédito: Pixabay

Embora não seja exatamente a mesma coisa, ela pode ser consumida da mesma forma que a laranja, seja para fazer sucos, chás, compotas, sorvetes pudins, batidos, bolos, saladas e até molhos para pratos salgados.

Como fazer suco de toranja

O suco dessa fruta é tão simples de fazer quanto o de laranja, mas veja a seguir uma receita que mistura mais ingredientes para que o suco ganhe um sabor especial. Experimente em casa para começar a introduzir essa fruta tão saudável no cardápio.

Ingredientes

Toranja: 2 unidades;
Cenoura: 5 unidades;
Gengibre: 2,5 centímetros.

Modo de preparo

  1. Descasque as toranjas e corte-as em pedaços menores, removendo também a parte branca. Descasque e fatie as cenouras. Descasque o gengibre e corte em partes pequenas;
  2. Bata todos os ingredientes no liquidificador ou passe por uma centrífuga e o suco já vai estar pronto para consumir. O ideal é que não coe para que absorva todos os nutrientes.

Quer aprender mais uma receita? Então confira no vídeo abaixo como fazer um bolo de toranja com sementes de papoula:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

shampoo a seco caseiro receitas
Como fazer shampoo a seco caseiro
beijo de cachorro quase o matou
O beijo de cachorro quase o matou