suplemento de vitaminas
Crédito: Freepik

É preciso tomar suplementos por causa da covid-19?

Médico explica essa questão que deixa tantas pessoas com vontade de exagerar no consumo das vitaminas

Publicidade

Nessa época de tantas preocupações por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas que ainda não foram infectadas convivem com o medo da infecção. Então, começam a surgir ideias de como se prevenir de maneira eficaz, além dos cuidados de higiene e das medidas sanitárias.

Uma das dúvidas que despertou em várias pessoas foi se os suplementos de vitaminas podem ser uma solução para fortalecer o sistema imunológico e evitar o contágio da doença, ou pelo menos ter sintomas mais leves e uma cura mais rápida, caso não seja possível evitar o contágio.

Faz sentido tomar suplemento de vitaminas para evitar a covid-19?

Bem, a resposta é clara. De acordo com o médico português André Casado, do Hospital da Luz Lisboa, em entrevista para o portal MAGG, não é necessário fazer suplementação com vitaminas para prevenir a covid-19.

Conforme explica o médico, todos os tipos de vitaminas e outros nutrientes que o corpo necessita podem ser obtidos por meio de uma alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade

Mas por que algumas pessoas suplementam com vitaminas?

As suplementações com vitaminas só devem ser feitas em casos específicos, quando a pessoa tem alguma condição de saúde que impeça a absorção adequada de vitaminas, e deve ser feito com acompanhamento médico. Mas, para as pessoas em geral, a suplementação é desnecessária.

É possível fazer um “depósito extra” de vitaminas?

Aqui entra outra dúvida que precisa ser esclarecida. Muitos acreditam que, mesmo levando uma alimentação natural, rica em proteínas, fibras, gorduras boas, carboidratos de qualidade, minerais e vitaminas variadas, ainda assim vale a pena suplementar vitaminas para ter um “depósito extra” delas no organismo.

Porém, o Dr. André Casado também explica esse equívoco. Em suas palavras, “quando o corpo está preenchido, não armazenamos mais. O organismo só utiliza as moléculas da vitamina que necessita, com uma reserva que pode ser maior ou menor, que pode durar alguns meses e até anos, para algumas pessoas.”

Ou seja, corpo não guarda mais vitaminas e outros nutrientes do que é necessário. Não existe esse depósito extra. Portanto, não faz sentido adicionar vitaminas a uma alimentação saudável, nem aumentar o consumo de certos nutrientes com essa intenção de armazenar para uma emergência.

Publicidade

Veja também: Como melhorar sua alimentação com 5 dicas práticas

PODE GOSTAR TAMBÉM