tirar soro do creme de leite
Crédito: Freepik
em

Confira como tirar soro do creme de leite sem estragá-lo

Veja o passo a passo para fazer isso de forma rápida e prática, sem sujeira na sua cozinha.

Muitas receitas exigem creme de leite sem soro, mas poucas pessoas sabem a forma mais rápida e eficiente de tirá-lo e acabam perdendo muito tempo na cozinha. Ou pior, prejudicam a receita com aquele pouquinho que acabou se diluindo durante a tentativa. Veja como você pode tirar soro do creme de leite sem causar uma tragédia. É simples, rápido e você não vai acreditar.

Como tirar soro do creme de leite

Tirar soro do creme de leite é mais fácil do que você imagina, no entanto só pode ser feito com o creme de leite enlatado, pois nesse o soro não vem diluído. Confira o passo a passo.

1. A primeira coisa que deve-se sempre fazer é higienizar bem a embalagem, pois essa vem cheia de sujidade desde o local da produção até a transportação para as prateleiras dos supermercados;

2. Depois de limpar a latinha, coloque-a no refrigerador por aproximadamente 30 minutos. Isso vai fazer com que o creme fique mais consistente. Contudo não se deve deixar muito tempo para não congelar o conteúdo, por isso tenha em conta a potência do seu refrigerador;

3. Faça dois pequenos furos no lado da embalagem que você irá abrir. Dê uma distância significativa entre eles, pois um será para retirar o soro, enquanto o outro para entrar ar e facilitar o processo;

4. Vire a embalagem, inclinando-a para o lado. Deixe o soro todo sair e descarte-o. Se quiser, você pode reservá-lo em um recipiente para ser utilizado em outra receita, mas não é muito recomendado.

Tipos de creme de leite e diferenças

Os tipos de creme de leite variam, principalmente, em relação a quantidade de gordura que há no conteúdo. Devido a isso, tenha atenção durante a seleção do creme de leite correto para a sua receita. Caso contrário poderá prejudicar o resultado final.

Os tipos de creme de leite mais comuns são:

Embalagem de caixinha

Essa possui, geralmente, entre 17% a 25% de gordura para além do fato de que o soro já vem diluído no conteúdo. Você pode utilizá-lo em receitas doces e salgadas, e pode escolhê-lo de acordo com a quantidade de gordura que você desejar ou com a consistência pretendida para a sua receita.

Com esta opção não é possível tirar soro do creme de leite devido ao fato de já estar diluído no restante do conteúdo. Você também encontra o creme de leite em caixinha sem lactose ou a base de soja.

Embalagem de lata

Costuma possuir entre 20% a 25% de gordura no conteúdo e o soro não vem diluído com o creme. Pode ser utilizado para receitas doces e salgadas e é ideal para aquelas que você deseja mais consistência. Basta tirar soro do creme de leite seguindo os passos recomendados anteriormente;

Embalagem de garrafa

Esse é o chamado “creme de leite fresco” e possui entre 30% a 35% de gordura no conteúdo. Ela é ideal para ser utilizado em receitas doces devido a sua consistência. E, atenção, pois esse é o único dos três tipos capaz de produzir chantilly.

O que significa “talhar” o creme de leite

O termo “talhar” para o creme de leite equivale ao “coalhar” que utilizamos quando se trata do leite. Ou seja, quando a textura é modificada criando pequenos pedacinhos solidificados, aquela coisa que lembra um queijo fresco.

As pessoas costumam associar essa ocorrência com o ato de ferver o creme de leite, mas isso não passa de um mito. A verdadeira causa é a mistura entre o creme de leite com algo de teor ácido, como o tomate, por exemplo, quando cozinhamos molho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
substituir o sal

Confira formas de substituir o sal em excesso na sua alimentação

fazer artesanato com colheres

4 Formas de fazer artesanato com colheres descartáveis