tirar os sapatos
Crédito: Freepik

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é necessário?

Confira se essa prática milenar é realmente importante para a higiene ou se é um mito

Publicidade

É muito comum em alguns países que se tenha o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa. Isso pode acontecer por causa de aspectos culturais ou por questões de higiene. Inclusive no Japão e em outras culturas orientais não retirar o calçado antes de sua entrada em um ambiente fechado é considerado como um enorme desrespeito.

Já no ocidente, não se tem tanto esse hábito, sendo mantido por algumas regiões, como o Canadá por exemplo. Então fica a dúvida, será que é realmente necessário retirar os sapatos antes de entrar em casa? Confira a análise sobre o tema e reflita se há importância para você e o estilo de vida da sua família.

Veja também: como tirar mau cheiro dos sapatos

Tirar sapato antes de entrar em casa é bom?

É um fato que as solas dos calçados carregam diversas bactérias provenientes do meio externo, variando a concentração conforme o local em que você tenha ido. Por exemplo, se você foi a um show, banheiro público, estádio de futebol ou outros locais do tipo, o seu sapato voltará com maior número e diversidade de bactérias.

Vale destacar que o calçado pode portar uma grande concentração da bactéria E. coli, usualmente conhecida como bactéria fecal. Ela pode ser a causa de doenças no trato digestivo e urinário, embora grande parte dessa variedade seja inofensiva para a saúde humana e resida no trato intestinal.

Publicidade

Outro ponto importante para ser destacado é que a sola do sapato é o local em que mais se concentra determinados tipos de bactéria no espaço de convívio da casa. Porém, para um indivíduo que esteja com a saúde regulada, essas bactérias quase não apresentam riscos para a saúde, exceto pelo contato direto que cause a transmissão.

Ou seja, ele será contaminado se tocar na sola do calçado e, depois, coçar o olho ou levar a mão à boca. Por isso, o sapato não pode ser considerado como um agente transmissor de bactérias, já que esse cenário de contágio é muito pouco usual.

Outras fontes de contaminação

Comer alimentos que caíram no chão ou não lavar as mãos após ter pego em dinheiro, assento de metrô, portas de estabelecimentos e outros locais são atitudes que possuem um risco muito mais alto de contágio. Logo, para pessoas que tenham um estado regular de saúde, os calçados são inofensivos.

Desse modo, pode-se chegar à conclusão que tirar os sapatos antes de entrar é mais uma atitude condicionada por hábitos culturais do que uma simples preocupação com a higiene. É uma prática subjetiva que não precisa de julgamentos pré-estabelecidos, ficando a cargo da própria pessoa se ela irá retirar os calçados antes de entrar ou não.

Publicidade

É importante que se saiba que há casos fundamentais para tirar os sapatos. Ou seja, em algumas situações, é realmente importante para a saúde da pessoa que se remova os calçados antes de entrar. Um exemplo é quando o bebê está engatinhando, já que suas mãos estão em contato direto com o chão e a boca e quando a pessoa tem baixa imunidade. Fica então a seu critério, se irá ou não tirar o sapato em casa.

PODE GOSTAR TAMBÉM