em

Como tirar risco de vidro

Os riscos superficiais podem ser tratados em casa, veja quais produtos são bons para essa função

tirar risco de vidro
Crédito: Freepik

O vidro está em várias partes da casa emprestando sua resistência e transparência para deixar tudo mais bonito e útil. Há vidro nas janelas, portas, móveis e objetos decorativos. Mas com o passar do tempo é comum acontecerem arranhões por acidente que acabam deixando o vidro riscado e menos bonito. Sabia que é possível tirar risco de vidro em casa mesmo e devolver o aspecto de novo à peça? Saiba como.

3 Formas de tirar risco de vidro

Se o risco no vidro for muito profundo, pode ser que as receitas caseiras não resolvam totalmente o problema. Nesse caso a peça precisa ser tratada por um vidraceiro que vai utilizar ferramentas especiais. Mas caso você queira tirar risco de vidro que está mais superficial, pode tentar essas opções:

1. Creme dental

O método para tirar risco de vidro usando creme dental consiste em aplicar um pouco do creme na parte riscada do vidro e esfregar com um pano. Depois limpe com um pano macio e levemente úmido. Repita o processo umas três vezes para ver o resultado. Se não sair assim, tente outra alternativa.

2. Amônia

Compre amônia na farmácia ou em uma loja especializada em produtos de limpeza. Lembre-se de manter o frasco em um local seguro, longe do alcance das crianças. Usando luvas e máscara, misture 15 ml de amônia em meio litro de água. Molhe um pano macio nesse líquido e vá aplicando no vidro. Se o risco for bem superficial, vai ajudar. Finalize com um pano seco.

3. Bucha e composto para polimento

O polimento no vidro retira a camada superficial que está riscada, removendo o risco. Geralmente esse serviço deve ser feito por um vidraceiro, usando uma lixa elétrica. Mas pode se feito com uma bucha para polimento. Lembre-se de que os movimentos precisam ser delicados, ou irá arranhar o vidro ainda mais.

Nessa dica você deve comprar um composto e uma bucha próprios para polimento caseiro de vidro. Esses materiais têm em lojas de construção ou até no supermercado. Aplique o composto na bucha e comece a lixar a parte do vidro riscada usando essa bucha. Faça movimentos leves e circulares. Vá passando um paninho de microfibra por cima do vidro enquanto lixa para ver se o risco está saindo. Ao final, passe uma camada de limpa-vidros para fazer o acabamento.

coxinha de liquidificador

Coxinha de liquidificador simples e fácil de fazer – 10 receitas saborosas

banho de lua

Banho de lua: o que é e como fazer