mau cheiro do ralo do banheiro
Crédito: Freepik
em

Como tirar mau cheiro do ralo do banheiro: 3 causas e soluções

Nem uma faxina pesada tira o cheiro ruim do seu banheiro? Pode ser que o ralo esteja com problema

Mesmo mantendo o banheiro bem limpo, pode acontecer de ficar um cheiro desagradável de esgoto no ambiente. É provável que o problema esteja no ralo. Para resolver, precisa observar 3 coisas importantes. Veja a seguir.

1. Tipo de ralo

Existem diferentes tipos de ralos para cada área da casa. Mas, quando o ralo já está instalado, nem sempre você percebe a diferença, pois ela está na estrutura interna da peça.

Por exemplo, existem os ralos que só possuem uma saída de água. Eles servem para áreas externas que não terão ligação com esgoto. Então, se por acaso um ralo desse tipo tiver instalado no seu banheiro, certamente esse é o motivo do mau cheiro constante.

O ralo certo para banheiro ou outras áreas com ligação com o esgoto deve conter quatro saídas na sua estrutura interna e um filtro que fica acoplado na saída maior. Remova a tampa do seu ralo e verifique se é esse o modelo que está instalado, e se está com o filtro. Se não for, um encanador da sua confiança poderá fazer a instalação do ralo adequado e acabar com o problema.

2. Ralo seco

O mau cheiro vindo do ralo também pode acontecer quando não há água suficiente para manter o mau cheiro longe. É necessário que fique sempre um pouquinho de água no fundo do ralo, do mesmo jeito que fica um pouco de água dentro do vaso sanitário, para evitar que o mau cheiro passe e suba para o banheiro.

Esse tipo de mau cheiro é bem comum em casas vazias, sem moradores, pois a água está desligada. Isso também pode acontecer por falta de uso de um banheiro. Mesmo que você tenha um banheiro que não usa, puxe a descarga e abra o chuveiro toda semana para manter um reservatório de água nos ralos e saídas de esgoto em geral.

3. Excesso de resíduos

Mais um motivo comum para o mau cheiro do ralo, que também vale para o ralo da pia, é o acúmulo de resíduos, como cabelos, que vão deixando o ralo entupido ao longo dos anos. Esses resíduos, especialmente quando são orgânicos, vão apodrecer e produzir mau cheiro.

Nesse caso, é preciso abrir o ralo e fazer uma limpeza. Se a sujeira não estiver visível, é melhor chamar um encanador, que tem as ferramentas adequadas para alcançar o foco do entupimento dentro do cano.

Veja também: É melhor jogar papel higiênico no vaso sanitário ou no lixo?

Receita caseira para tirar o cheiro de esgoto do ralo

Se enquanto a solução total do problema não vem você quer testar uma receitinha caseira para aliviar o cheiro ruim que está tomando conta do banheiro, o segredo pode estar no clássico bicarbonato. Anota como fazer.

Ingredientes

Vinagre branco: 1 copo;
Bicarbonato de sódio: 5 colheres (sopa);
Água: 1 copo.

Como fazer

  1. Ferva a água junto com o vinagre. Enquanto isso, já pode colocar todo o bicarbonato direto no ralo.
  2. Quando a mistura que está no fogo ferver, derrame no ralo. Tenha cuidado, pois vai fazer uma espuma. É ela que vai desfazer toda a camada de gordura dos canos, que pode estar trazendo o mau cheiro de esgoto para o banheiro.
filho escala parede hospital

Ele escalou as paredes do hospital para ver a mãe com covid, até o dia de sua morte

bolo de canela como fazer

Bolo de canela: 5 receitas para perfumar a casa e abrir o apetite