em

Como tirar mancha de gordura da roupa?

Caiu molho de pizza, batata frita ou de carne ensopada na roupa? Calma, para tudo existe uma receitinha caseira.

tirar mancha de gordura da roupa
Crédito: Freepik

Tirar mancha de gordura da roupa é uma das tarefas menos agradáveis de se fazer em casa. Aliás, para tirar mancha de roupa, seja ela qual for, precisa de um mínimo conhecimento dos truques de dona de casa para ter eficácia no serviço.

Então é justamente sobre isso que você vai ver agora. Esses truques caseiros que as pessoas usam, comprovam que funcionam e aí você fica mais confiante para experimentar. Veja uma seleção de misturinhas que removem as manchas de gordura das peças de roupa.

3 Formas de tirar mancha de gordura da roupa

Pode ser óleo de cozinha, manteiga, graxa ou qualquer outro tipo de substância oleosa. As receitinhas que você vai ver a seguir ajudam, mas para isso você vai ter que fazer o teste. Lembre-se também de conferir na etiqueta da roupa se ela pode receber determinado produto, água quente ou ser esfregada.

1. Talco ou maisena para mancha recente

O talco e a maisena são pós que absorvem a gordura do tecido, mas só funcionam quando a mancha ainda está úmida. Se for o caso você deve:

1. Primeiro pressionar um papel-toalha sobre a mancha para absorver o máximo possível da gordura.

2. Depois coloque um pouco de talco ou maisena sobre a mancha e deixe pelo menos 6 horas agindo, sem mexer na peça.

3. O terceiro passo é pegar uma escovinha de cerdas macias e passar sobre a mancha para remover o talco ou a maisena. Tome cuidado com tecidos sensíveis para não estragar as fibras.

4. Depois lave a peça na máquina ou na mão com um desengordurante, como por exemplo o detergente de louça. Se a peça puder ser enxaguada com água morna é ainda melhor, pois o calor ajuda a desprender as moléculas de gordura do tecido.

Outros pós podem ajudar nessa função, como o bicarbonato de sódio e o pó de giz.

2. Detergente para mancha antiga

Se você foi pegar uma peça de roupa para vestir e só então percebeu que estava com uma mancha de gordura, o seu aliado vai ser diretamente o detergente.

1. Primeiro, aplique um pouco de detergente sobre a mancha e esfregue com uma escova macia para que ele penetre nas fibras.

2. Depois, coloque a peça dentro de uma bacia. Coloque água para ferver e derrame sobre a peça, na parte manchada. Deixe agir por meia hora.

3. Por fim, para tirar mancha de gordura da roupa, esfregue outra vez com a água já morna, torça e coloque a peça para lavar normalmente.

3. Papel-toalha e ferro para mancha seca

A mancha seca não necessariamente pode ser antiga. Apenas ter ocorrido há algumas horas e aí não vai mais ter como absorver com o talco ou a maisena. Nesse caso a ideia é amolecer as moléculas de gordura.

1. Então, para tirar mancha de gordura da roupa, o primeiro passo é colocar a peça sobre a tábua ou mesa onde você passa roupa, com o pano de sempre por baixo.

2. Coloque uma folha de papel-toalha em cada lado do tecido manchado.

3. Passe o ferro quente por cima para que ele aqueça a mancha, ela amoleça e seja absorvida pelo papel toalha.

4. Feito isso, coloque a peça de molho por meia hora com detergente e depois lave normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Perigo! Médicos explicam porque crianças não devem ficar acordadas até tarde

Veja aqui 7 utilidades incríveis do detergente que você não conhecia