em

Como tirar mancha de café com rapidez e eficácia

Não entre em pânico quando cair café na sua roupa, no sofá, no tapete ou no colchão. Confira essas dicas de como limpar.

tirar mancha de café
Crédito: Pxhere

Que o café a bebida favorita dos brasileiros, não há dúvidas. E justamente por estar tão presente na rotina das pessoas, aumenta o risco de manchar a roupa e outros tecidos com o café. Pelo fato de ter uma cor forte, assim como o vinho, se não for removido com os produtos certos, pode ser que o tecido fique manchado. Então nesse artigo você vai ver as melhores dicas de como tirar mancha de café.

5 Truques para tirar mancha de café

É muito mais simples tirar mancha de café quando ele acabou de ser derramado, pois assim ainda não impregnou nas fibras do tecido. Mas também é possível remover a mancha já seca. As dicas a seguir servem para tirar a mancha da roupa e também do sofá e do tapete.

A diferença é que a roupa pode ficar de molho e ser enxaguada, enquanto no sofá você vai aplicar as soluções com um pano úmido e depois pressionar um pano seco para ajudar a secar. Ao final, veja também como tirar a mancha de café do colchão.

1. Tirar mancha de café com água quente

Se você acabou de derramar café na sua roupa e está em um local onde tem água quente, é à ela que vai recorrer. Para isso, retire a peça de roupa e aplique um pouco de água bem quente em cima da mancha, cuidando para não se queimar. Vá passando a água até que ela “empurre” o café para fora da peça de roupa e a mancha desapareça. Depois torça e pronto. Se for possível, já coloque para lavar.

2. Tirar mancha de café com gelo

Se a água quente funciona, o gelo também tem o seu benefício. Essa é uma dica para quando você não tem água quente por perto ou não pode tirar a peça de roupa na hora. Assim que ocorrer a mancha, passe um cubo de gelo por cima para ele ajudar a diluir o café.

Mas atenção: essa não é uma solução definitiva, apenas serve para reduzir a intensidade da mancha. Assim que chegar em casa experimente a dica da água quente.

3. Tirar mancha de café com bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um ingrediente bem útil para ter em casa. Ele atua na limpeza doméstica e também é um ótimo removedor de manchas, especialmente de roupas brancas, onde parece que a mancha vai ficar para sempre.

Você só precisa fazer uma pastinha com um pouco de bicarbonato e um pouco de água e aplicar sobre a mancha. Esfregue um pouco para entranhar nas fibras e deixe agir por 5 minutos. Depois enxague a peça e, se precisar, repita o processo.

4. Tirar mancha de café com álcool ou vinagre branco

Essa é uma dica útil para quando a mancha de café já estiver seca e mais difícil de tirar. Você deve pegar um pano limpo, umedecer e embeber em álcool ou em vinagre branco. Então aplique sobre a mancha, esfregando delicadamente, para ir amolecendo o café impregnado. Vá fazendo isso até perceber que a mancha está se soltando.

Caso esteja muito difícil, também pode colocar a peça de molho em água quente junto com 1 colher de sopa de vinagre branco e 1 colher de chá de detergente de louça neutro. Depois que a água esfriar, enxague e confira o resultado.

5. Tirar mancha de café do colchão

As dicas anteriores servem para remover a mancha de café da roupa, que é relativamente mais simples. Agora, no caso de derramar café no colchão, não basta aplicar um produto e enxaguar, até porque não dá. A receita que pode experimentar nesse caso é a seguinte:

Ingredientes

  • Glicerina: conforme o tamanho da mancha;
  • Algodão: conforme o tamanho da mancha;
  • Detergente neutro: conforme o tamanho da mancha;
  • Pano: 2 unidades, um seco e um úmido.

Modo de fazer

1. O primeiro passo que precisa seguir assim que derramar café o colchão é umedecer um chumaço de algodão com a glicerina e aplicar sobre a mancha. A quantidade deve ser proporcional ao tamanho da mancha, sem exagero. Aplique uma camada fina e deixe agir por 15 minutos.

2. Depois desse tempo, sem remover a glicerina, aplique o detergente sobre a mancha, mas também sem exagero, em uma camada fina.

3. Em seguida, esfregue o detergente sobre a mancha com a ajuda de um pano úmido que esteja bem limpo.

4. Depois de ver que a mancha foi removida, pressione o pano seco, também limpo, para que ele absorva os líquidos de dentro do colchão.

5. O pano seco não vai conseguir secar o colchão completamente, então para finalizar você pode secar com um secador de cabelo ou colocar o colchão no sol.

Agora que já sabe como remover a mancha de café, aproveite e confira também como tirar mancha de óleo da roupa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

remédios caseiros para esporão

Melhores remédios caseiros para esporão

chás para azia

5 Receitas de chás para azia e queimação no estômago