Menu

Como tirar ferrugem da roupa com 5 dicas que funcionam

Você não precisa mais deixar de usar aquela roupa que pegou ferrugem. Veja como remover esse tipo de mancha.

Crédito: Freepik

Publicidade

Há peças de roupa que acabam ficando algum tempo no armário e quando você vai tirar, lá está a mancha de ferrugem. Essa mancha pode acontecer por causa de um botão ou zíper em contato prolongado com o tecido, mas não se preocupe porque tem solução. Veja as dicas a seguir de como tirar ferrugem da roupa com produtos simples e faça o teste.

5 Truques para tirar mancha de ferrugem da roupa

Os segredinhos caseiros para tirar ferrugem da roupa são bem parecidos com os mesmos utilizados para tirar a maioria das manchas. Limão, vinagre, bicarbonato de sódio, leite e detergente. Veja como fazer a aplicação de cada um deles e use o que tiver em casa.

1. Detergente de louça

A primeira dica para tirar ferrugem da roupa é utilizando apenas o seu detergente de louça com água morna. Misture 1 colher de chá de detergente com 1 copo de água morna, aplique sobre a ferrugem e deixe por 5 minutinhos no sol. Depois enxague com água fria e confira o resultado. Se for preciso repita o processo, pois há manchas profundas mais difíceis de remover.

2. Vinagre branco com sal

Com suas diversas propriedades para a saúde e para uso na limpeza doméstica, o vinagre também é um bom aliado para tirar mancha de ferrugem da roupa. Você só vai precisar aplicar vinagre puro em cima da ferrugem na roupa e depois cobrir com um pouco de sal, que vai absorver os resíduos metálicos. Deixe a peça secando ao sol e depois lave normalmente.

Publicidade

3. Bicarbonato de sódio com limão

Outro grande amigo da limpeza doméstica é o bicarbonato de sódio. Junto com o limão a mancha tende a se dissolver e largar o tecido. Misture o suco de 1 limão com 1 colher de sopa de bicarbonato. Aplique essa pastinha sobre a mancha e deixe cerca de 2 horas no sol. Depois enxágue com água fria e lave normalmente.

4. Suco de limão puro e sal

Se não tiver o bicarbonato de sódio em casa, experimente usar apenas o suco de limão e um pouco de sal. O processo é o mesmo da dica com o vinagre e o sal, podendo deixar ao sol ou não. Depois de agir por pelo menos 20 minutos, lave a peça normalmente e veja se resultou.

5. Leite

A última dica é com o leite cru. Aplique um pouco sobre a mancha, coloque a peça ao sol e deixe até secar. Depois lave com água e sabão e confira o resultado. Se for preciso, repita o procedimento.

Importante: evite usar mais de uma dica ao mesmo tempo. Teste uma de cada vez, por dois motivos. Primeiro que você evita algum tipo de reação contrária que acabe manchando mais o tecido. Segundo se assim é mais fácil saber qual dica realmente funcionou.

Publicidade

Outro ponto importante é tomar cuidado com o tipo de tecido. Antes de aplicar qualquer coisa em uma peça muito sensível, faça o teste em um cantinho da peça para ter certeza que não vai danificar. É melhor prevenir do que não conseguir consertar depois.

Para comprovar que os ingredientes funcionam, confira no vídeo abaixo uma outra misturinha usando vinagre e detergente e veja o resultado:

Veja também: Como tirar ferrugem de panela de ferro

Leave a Reply

Sair da versão mobile