Como tirar mofo de couro
Crédito: Freepik
em

Como tirar mofo de couro – e como evitar!

As peças de couro absorvem umidade e desenvolvem colônias de fungos. Para evitá-las, precisa fugir da umidade nas peças

O couro é um material muito apreciado com com alto valor agregado. Mas, para ter alguma peça de couro é preciso tomar alguns cuidados na hora de guardar, visando manter o material livre dos fungos que causam mofo. Se você já deixou isso acontecer e agora precisa de uma solução, veja o que fazer.

Tirar mofo de couro com vinagre

Tem vinagre branco em casa? Então aí está a solução. Umedeça um pano limpo com vinagre branco e um pouquinho de água, passe por toda a peça de couro e coloque-a para secar ao sol durante algumas horas. Faça isso em um dia bem seco e quente.

Depois, para devolver a hidratação ao couro, pegue outro pano levemente umedecido com água e passe um pouco de Vaselina ou óleo de amêndoas nele. Passe esse pano em todo o couro, aguarde 15 minutos e finalize com um pano seco para remover o excesso. Deixe a peça secar muito bem antes de guardar novamente.

Tirar mofo com bicarbonato de sódio

Junto com o vinagre e a água da dica anterior, você pode misturar um pouco de bicarbonato de sódio. Misture 500 ml de água com 1 colher de sopa de bicarbonato e 1 colher de sopa de vinagre.

Essa é uma boa dica para peças maiores, como móveis de couro. Use um pano para aplicar uma camada fina dessa mistura em toda a peça, removendo o mofo.

Depois deixe secar bem, com a casa aberta em um dia quente e seco. Para finalizar, pode usar uma camada fina de Vaselina para hidratar e dar brilho, evitando rachaduras.

Como evitar que o couro fique com mofo?

Se você tem peças de roupa ou acessórios de couro, que ficam guardados durante alguma época do ano, precisa tomar o cuidado de nunca guardar essas peças molhadas ou úmidas.

Além do mais, precisa guardá-las com uma proteção, como uma capa de TNT ou dentro de uma caixa, adicionando saquinhos de sílica em gel para absorver qualquer umidade que tente entrar em contato com o couro.

Se você tem uma jaqueta de couro que só usa no inverno, aproveite os dias mais quentes do verão para retirá-la do pacote protetor e colocá-la para pegar um sol bem forte durante algumas horas. Depois, guarde-a novamente.

Bromélia-guzmania cuidaos básicos

Bromélia-guzmania: uma planta exuberante para embelezar a casa

síndrome da cabeça chata em bebês

Síndrome da cabeça chata em bebês: como diagnosticar, evitar e tratar