tirar cola de adesivo
Crédito: Flickr/Dougbelshaw
em

Como tirar cola de adesivo de todas as superfícies

Esqueça as manchas deixadas por resto de cola de adesivo. Aprenda a remover todos os tipos.

Para que adesivos fiquem bem fixados em qualquer superfície eles precisam ser feitos de uma cola bem resistente. O problema é que ela é tão resistente que custa a sair. Se você já sofreu com manchas de cola em roupa, geladeira, plástico ou vidro, veja os truques de como tirar cola de adesivo de todos estes lugares.

Como tirar cola de adesivo de um vidro

Está pensando em remover do vidro da janela do seu quarto todos aqueles adesivos antigos que você colava quando vinham de brinde com suas roupas e calçados? Sim, vão ficar manchas no vidro. Para removê-las é fácil:

Aplique acetona em uma bucha de algodão ou em um pano limpo, na quantidade que achar necessário para o tamanho do adesivo que foi removido.

Passe a acetona sobre toda a mancha e os restos de cola vão simplesmente desaparecer, devolvendo o aspecto de novo para o seu vidro.

Se ainda ficar um pouquinho de cola, aplique uma esponjinha embebida em uma misturinha de água com alvejante, como se fosse limpar o chão.

Como tirar cola de adesivo em plástico

Já se o problema da cola de adesivo for em objetos de plástico, você tem as seguintes alternativas:

  • Use a mesma técnica anterior, da acetona no algodão. Também funciona com solvente.
  • Use água quente para soltar o restante do papel do adesivo, com ajuda de uma colher.
  • Use óleo de cozinha. Aplique o óleo em um pano seco e passe por toda a região onde há cola.
  • Use querosene. Usando luvas de borracha, coloque um pouco de querosene líquido em um pano seco e passe por toda a superfície que esteja grudando. Depois lave com água e sabão normalmente.

Como tirar cola de adesivo de geladeira

Se você tinha adesivos na geladeira, tirou e ficou aquele restinho de cola deixando o seu eletro feio, use a dica anterior do óleo de cozinha.

Você só precisa usar um algodão ou papel higiênico para aplicar o óleo sobre a cola. Deixe o óleo agir sobre a cola por uns cinco minutos pelo menos.

Depois, com uma espátula que não vá riscar a pintura da geladeira, vá soltando a cola que estará amolecida por causa do óleo. Finalize com um produto de limpeza para eletros e está pronto.

Outra alternativa, especialmente para remover a cola daqueles adesivos feitos para decorar geladeira, use seu secador de cabelo.

Antes de remover o adesivo, aqueça-o com o secador. Enquanto ainda estiver quente, vá removendo o adesivo com uma espátula de plástico (para não riscar a geladeira). O adesivo vai sair inteiro e depois você finaliza com um produto de limpeza comum.

Como tirar cola da roupa

Se você tem uma camisa da qual pretende remover um silk, que são aqueles adesivos, por exemplo, de número e nome na camisa de futebol, é comum tentar remover com álcool, e no primeiro momento vai parecer que deu certo.

Mas depois que a camisa secar, vai restar uma grande mancha de cola, como se o adesivo ainda estivesse ali. Para remover essa mancha, faça o seguinte:

1. Pegue algumas folhas de papel sulfite, um pedaço de papelão, ferro de passar e a acetona, já mencionada nas dicas anteriores.

2. Coloque o papelão por dentro da camisa para não acabar estragando outros adesivos que tenham do outro lado.

4. Aplique a acetona direto sobre a mancha de cola, depois que já removeu o silk. Deixe agir por um minuto.

5. Ligue o ferro para esquentar. Depois, coloque uma folha de sulfite por cima da cola molhada com acetona e passe o ferro quente.

6. Coloque o ferro de lado e, rapidamente, puxe a folha de sulfite como se estivesse arrancando, pois ela vai dar uma leve grudada na cola da camisa.

7. Repita o procedimento, colocando mais acetona, o papel e passando o ferro, pois a cola vai ser removida aos poucos, até não sobrar mais nada.

A mesma dica, com aplicação um pouco diferente, serve para você arrancar o patches das roupas, veja como fazer no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

girassol

Girassol: conheça tudo sobre a flor e quais seus benefícios

o que fazer em caso de desmaio

O que fazer em caso de desmaio e para quem ligar?